Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desenvolvido pela Infraero, o projeto “Aeroporto Digital” venceu na categoria Reconhecimento Especial, em cerimônia da Bentley Systems

Um projeto-piloto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o Aeroporto Governador José Richa, foi um dos ganhadores do Prêmio Year in Infrastructure 2018, oferecido pela Bentley Systems, Incorporated. O projeto “Aeroporto Digital de Londrina” foi contemplado na categoria de Reconhecimento Especial, como Avanços em Gêmeos Digitais para Aeroportos.

A iniciativa da Infraero para o Aeroporto de Londrina vai consistir em modelagem digital em terceira dimensão (3D) do aeroporto da cidade. Esta modelagem, a primeiro do país a utilizar a metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), poderá ser sincronizada em um sistema inteligente para gerenciar infraestrutura e edificações.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, a premiação é extremamente positiva e importante para a cidade, colocando Londrina nos meios internacionais de infraestrutura e inovação. “A atual gestão do Município tem a visão de que o desenvolvimento da cidade é diretamente ligado com o nosso aeroporto. Contar com esse projeto-piloto da Infraero já é uma grande conquista, e o prêmio concedido pela Bentley acaba por reforçar isso”, destacou.

A seleção dos vencedores ocorreu durante a Conferência Year in Infrastructure, realizada de 15 a 18 de outubro, em Londres. O encontro reúne anualmente profissionais para compartilhar práticas inovadoras em projetos de infraestrutura, engenharia, construção e operações.

O BIM, utilizado neste projeto, permite que todas as ferramentas de infraestrutura sejam transferidas do papel para o ambiente virtual. Com isso, os projetos ganham um nível maior de eficiência, além de melhor colaboração e comunicação entre os agentes envolvidos.

Para o prêmio concedido pela Bentley, desenvolvedora do software, foram inscritos 420 projetos de diversos países, e após análise criteriosa foram escolhidos 57 finalistas.

Representando a Infraero na cerimônia de premiação, esteve o diretor de Planejamento e Finanças da Infraero, Angelo Luiz Moreira Grossi. Para ele, a modelagem BIM é o que há de mais moderno em tecnologia para construção. “A Infraero desenvolveu internamente um modelo, e escolheu o aeroporto de Londrina para ser o piloto da nossa rede, modelado em BIM. Inscrevemos esse projeto para a premiação, sendo a única empresa da América Latina a submeter um projeto, e a única estatal 100% pública a participar até então”, apontou.

O diretor da Infraero citou os fatores que influenciaram na escolha para que o Aeroporto de Londrina fosse pioneiro nessa iniciativa. “Optamos pelo Aeroporto de Londrina pela sua organização, e pela característica tecnológica da região. Ganharmos esse prêmio, é algo muito marcante, principalmente por sermos uma empresa estatal”, frisou.

Aeroporto Digital

Grossi explicou que o projeto aglomera os principais itens de infraestrutura do aeroporto em um modelo digital tridimensional. Isso inclui as pistas, a construção, o plano diretor do aeroporto, parte elétrica e hidráulica, entre outros. “E o BIM permite várias funcionalidades, que atingem todas as área. Por exemplo, você pode andar pelo aeroporto, digitalmente, e ver, baseado em uma simulação de fluxo de passageiros, qual o melhor local para colocar determinada área comercial, ou qual o tipo de marketing e publicidade mais indicado”, exemplificou.

O prazo previsto pela Infraero é que este modelo seja entregue até o início de 2019. “Este projeto de Londrina terá algumas funcionalidades, contemplando a construção com seus principais ativos. Ali podemos vislumbrar inclusive futuras expansões, quais serão seus impactos, tudo digitalmente através dessa ferramenta. É uma tecnologia complexa, moderna, e de extrema utilidade para a empresa e a sociedade em geral”, finalizou.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.