Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a finalidade de aproximar as famílias das escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem no calendário anual escolar a Semana da Família. Várias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) realizam no mês de agosto uma programação especial voltada a reunir, em diversas atividades, as crianças com seus pais, avós ou responsáveis.

Segundo a diretora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, cada unidade escolar tem a autonomia para agendar a Semana da Família e elaborar a programação. “Em algumas escolas haverá gincanas entre pais e filhos, em outras as crianças vão construir um material artístico em conjunto com os familiares, e também haverá palestras informativas para os pais. São muitas as possibilidades, com o objetivo de promover a aproximação da família com a escola, seja ela formada pelos pais, avós, ou responsáveis”, afirmou.

Região norte - No CMEI Vanderlaine Aparecida Ribeiro, localizado no jardim Maria Celina, a abertura será nesta segunda-feira (8). A supervisora escolar Deise Oliveira dos Santos Subtil explicou que no Centro a “Semana de quem acolhe” tem esse nome em homenagem aos responsáveis e cuidadores das crianças. O local atende 204 crianças, com idade entre quatro meses a cinco anos.

No primeiro dia, antes do início das aulas da manhã e da tarde, haverá música, brincadeiras, e contação de histórias, logo na entrada. “A programação continua com oficinas diárias, onde os familiares e as crianças estarão em sala fazendo pintura, confecção de brinquedos e ouvindo histórias”, afirmou Deise.

O encerramento será na sexta-feira (12), quando o CMEI irá oferecer um café coletivo, na entrada dos alunos da manhã, e na saída dos alunos da tarde. “Será um momento muito gostoso. Já realizamos essa atividade no mês de maio, e as famílias foram muito participativas. Isso é muito bom para o desenvolvimento da criança, que se sente mais segura e acolhida”, ressaltou a supervisora.

Região sul - A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do conjunto União da Vitória, vai iniciar a Semana da Família na próxima sexta-feira (8). Pela manhã e à tarde, às 10h30 e 16 horas, uma trupe itinerante fará apresentação de circo e teatro para as crianças e suas famílias. A diretora Marlene Valadão contou que no sábado (13) será realizada oficina de fuxico, conduzida por professora da escola. “É uma atividade voltada para as mulheres, com o objetivo de ensinar a técnica e como utilizar o fuxico, para que através do artesanato elas consigam uma fonte de renda complementar”, contou.

Na terça-feira (16), a escola Zumbi dos Palmares realiza palestra sobre a importância do meio ambiente, seguida de plantação de mudas de árvores. Serão selecionadas 23 famílias de alunos para serem responsáveis por uma muda. E na quinta-feira (18), está agendada sessão pipoca, às 19h30, com exibição de filme. Marlene contou que a Semana da Família encerra no sábado (20), com um grande show de prêmios.

Para a diretora, a programação especial é uma oportunidade para reforçar os laços entre alunos, família e escola. “Nós buscamos as famílias para que elas possam ver que a escola é parceira na formação da criança. Isso é fundamental. Quando os pais participam da rotina da escola, as crianças também mudam sua opinião, passando ter mais motivação pelo estudo”, ressaltou.

N.Com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL