As baixas temperaturas registradas nos últimos dias levaram a Prefeitura de Cambé a reforçar as ações de atendimento destinadas às pessoas em situação de rua. A iniciativa busca ampliar a proteção da população vulnerável durante o período de frio intenso, reduzindo os riscos à saúde causados pela exposição ao tempo.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Abrigo Padre Manoel Coelho de Souza. Desde a semana passada, equipes de abordagem social já realizavam orientações e monitoramento nas ruas, alertando sobre os perigos provocados pela queda das temperaturas.
Para fortalecer a rede de acolhimento, o município também destinou mais cobertores e materiais de higiene ao abrigo responsável pelo atendimento dessa população.
Acolhimento temporário é oferecido durante as noites frias
Com a intensificação do frio, a equipe responsável pela abordagem social ampliará as ações de busca ativa para oferecer abrigo na Casa de Passagem, espaço destinado ao acolhimento provisório de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O serviço é disponibilizado àqueles que aceitam o acolhimento, especialmente durante as noites mais geladas do inverno.
A Prefeitura destaca que o trabalho tem caráter humanitário e busca garantir proteção e condições mínimas de conforto para quem enfrenta a situação de rua.
População pode ajudar
Moradores que encontrarem pessoas expostas ao frio podem acionar diretamente a equipe de abordagem social pelo WhatsApp (43) 99189-8789.
Segundo a administração municipal, a participação da população é importante para que os profissionais consigam identificar casos de vulnerabilidade e oferecer atendimento com maior rapidez.
Com a previsão de continuidade das baixas temperaturas nos próximos dias, a orientação é que a comunidade permaneça atenta e comunique situações que possam colocar vidas em risco, contribuindo para ampliar a rede de proteção social no município.
Com informação do NCPMC