Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Número representa 34,75% da população total da cidade; desses, mais de 86 mil já tomaram as duas doses; Londrina tem aplicado diariamente, em média, de 3.500 a 4 mil doses das vacinas

Londrina atingiu a marca de 200 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19. A campanha, que iniciou na cidade em 19 de janeiro, registrou a dose de número 200 mil no Centro de Imunização da Zona Norte, em um momento de comemoração. Afinal, a vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir a doença e, por consequência, deve levar ao fim da pandemia.

Quem recebeu a dose tão esperada foi a assistente social Angelique Steenmeijer Amaral, de 49 anos. Comovida e feliz, ela contou que se registrou rapidamente tão logo foi aberto o Cadastro Prévio para sua faixa etária. “É um momento de muita emoção que nunca mais vou esquecer. A gente vê tanta gente próxima ficando doente, tantas pessoas que a gente gosta e estão internadas, então todo mundo tem que se vacinar”, disse.

Amaral reforçou que, mesmo vacinada, vai manter os cuidados essenciais contra a Covid-19: distanciamento, máscaras e álcool em gel. “Meu marido já tomou as duas doses e continua se cuidando também. E é assim que temos que manter porque a pandemia ainda não acabou, mas vai acabar. Tenho fé que sim”, finalizou.

A opinião é compartilhada pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que conferiu a aplicação da 200.000ª dose. “Esperança, com certeza, é o sentimento que mais se aplica nesse momento. A gente tem certeza de que o vai trazer o fim da pandemia é a vacinação e, por isso, o esforço e empenho dos nossos profissionais para que a gente consiga vacinar toda a população londrinense. E, de uma forma gradativa e responsável, retomarmos nossa vida”, citou.

Londrina tem aplicado, em média, de 3.500 a 4 mil doses das vacinas contra Covid-19. Só no Centro de Imunização da Zona Norte, que funciona de domingo a domingo, são atendidas 1.600 pessoas por dia, cerca de 180 por hora, em média. “Temos capacidade para vacinar muito mais, mas organizamos o planejamento de acordo com o número de doses recebidas para que o processo seja contínuo. Se houver aumento dos envios, com certeza aumentaremos o número de equipes e locais de vacinação”, explicou o secretário.

Todos os usuários atendidos passam por um cadastro prévio, que é analisado para que, após confirmação dos dados, seja liberado o agendamento da vacinação. Como os horários são agendados com antecedência, basta comparecer pontualmente com os documentos em mãos para receber a dose.

“Agradecemos aos profissionais de saúde e o empenho de toda nossa equipe, que têm se desdobrado para que Londrina consiga manter a qualidade da vacinação, sendo exemplo em todo o estado e até o Brasil. Temos salas exclusivas de vacinação, segurança com QR Code para que não ocorra destinação incorreta das vacinas nem fura-filas, tudo isso garantindo a celeridade e agilidade que o processo de vacinação requer”, acrescentou Machado.

De acordo com a coordenadora do Centro de Imunização, Erika Tudisco, toda a equipe de servidores aguardava muito pelo dia de hoje. “Pode parecer um número pequeno se considerar o total da população, mas para nós é algo muito marcante. A cada paciente que chega, damos uma gotinha de esperança. E nós sabemos como foi difícil ter 200 mil vacinados. Aqui, trabalham servidores de todas as unidades de Londrina, que vieram colaborar e se doar para que tudo dê certo nessa campanha”, frisou.

São 200 mil pessoas vacinadas com uma dose e, destas, mais de 86 mil com as duas doses. E a cidade estima receber novo lote de vacinas nesta sexta-feira (25), para que a campanha seja ampliada a mais grupos na próxima semana.

Atualmente, a vacinação contra Covid-19 em Londrina está atendendo os grupos prioritários de gestantes e puérperas; profissionais de saúde; trabalhadores da área de educação e professores; trabalhadores do transporte aéreo; profissionais das forças de segurança e salvamento; agentes penitenciários; trabalhadores que atuam em serviços de saúde e nas Instituições de Longa Permanência para Idosos; pessoas acima de 18 anos com comorbidades; população privada de liberdade; pessoas com deficiência permanente; profissionais da Assistência Social; e, dentre a população em geral, todos com idade igual ou superior a 47 anos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.