Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou ontem (17) a campanha de vacinação contra a gripe. No Paraná, neste ano, 3,1 milhões de pessoas estão aptas para receber a vacina gratuitamente, fornecida pelo Sistema Público de Saúde. Diferente dos outros anos, em que a meta era 80%, o objetivo agora é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional têm direito à vacina. O maior público no Estado são os idosos, com 1,1 milhão de pessoas.

Neste ano, professores do ensino regular e superior em atividade nas instituições públicas e privadas também poderão ser vacinados. A estimativa deste público no Estado chega a 144 mil profissionais. A definição para a vacinação desta população fica a critério dos municípios. A recomendação é que as escolas encaminhem a lista de professores ativos para a unidade de saúde local. 

“A vacina reduz as complicações, as internações e as mortes por infecções pelo vírus da influenza. Ela é segura e contraindicada apenas para alérgicos a ovo ou produtos derivados”, garante o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

É importante destacar que deve ser respeitado o intervalo de 30 dias entre a vacina da influenza e a vacina da dengue, oferecida em 30 municípios do Paraná até o dia 7 de abril. No sábado,13 de maio, acontece o Dia D da campanha. Na ocasião, as unidades de saúde funcionam durante todo o sábado para ampliar o atendimento e facilitar o acesso à vacinação. A campanha segue até o dia 26 de maio. 

DISTRIBUIÇÃO – O Ministério da Saúde (MS) já distribuiu 42% das doses destinadas ao Paraná. Os primeiros 30% foram recebidos no início de abril. Nesta semana, o Estado vai distribuir mais 12% a todos os municípios. As vacinas são repassadas conforme a necessidade de cada cidade. Os próximos repasses ainda não têm data definida pelo MS.

AEN
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.