Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2015, realizado de 3 a 7 de agosto, apontou o percentual de 1,6%, o que representa uma diminuição diante dos 4,8% apresentados no segundo LIRAa deste ano. O número atual caracteriza estado de alerta, já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.  No mesmo período de 2014 o índice do município era de 1% e em 2013 1,1%. Os dados foram divulgados pelo secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje, segunda-feira (17).

A região de maior alerta, apontada pelo levantamento, foi a leste (2,18%), seguida da região central (1,84%), norte (1,53%), sul (1,50%) e oeste (1,19%). Os bairros de maior preocupação são o Ideal, na região leste, Jamile Dequech, na região sul, ambos com 5,41%, seguido por Vila Casoni, na região central, com 2,97%, Chefe Newton, na região Norte, com 2,96% e Leonor, na região oeste, com 2,87%.

Os criadouros foram 38% do tipo B, como vasos de plantas, bebedores de animais e pequenos objetos removíveis, encontrados dentro de casa, e 31,5% em materiais do tipo D, que são os recicláveis ou materiais inservíveis (lixo), encontrados nas áreas externas. Nas regiões leste, oeste e central foram encontrados criadores do tipo B e nas regiões norte e sul do tipo D. Ao todo foram vistoriados 9.249 imóveis de 182 localidades.

Mohamad El Kadri destacou que, embora o número seja razoável em relação a outros municípios brasileiros, a meta é baixar o índice para menos de 1%. Ele pediu a colaboração da população na luta contra a dengue. “Precisamos do empenho de todas as pessoas, pois o LIRAa constatou que a maioria das larvas encontram-se dentro das casas, em locais de fácil remoção”, disse.

Em relação às ações da Secretaria, El Kadri informou que as educativas e de conscientização, irão continuar e o trabalho de remoção mecânica dos criadores irá acontecer nos próximos dias, com prioridade para os locais de maior foco. As ações irão se concentrar, prioritariamente, em 40 localidades. Também estão sendo organizados mutirões de limpeza, com a participação de diversas secretarias municipais e sociedade civil organizada.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.