Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada até 14 de setembro, uma nova chance para pais e responsáveis protegerem seus filhos contra as doenças. A Secretaria de Estado da Saúde alerta que todas as crianças com idade entre 12 meses e 4 anos precisam tomar as vacinas, mesmo as que já foram vacinadas. No Paraná, foram imunizadas 534.583 crianças contra a pólio e 528.793 contra o sarampo, mas 60 mil ainda precisam receber as doses.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, em todo o Brasil foram vacinadas 9 milhões de crianças, o equivalente a 88% do total previsto. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era chegar a pelo menos 95% de cobertura.

“O Paraná está acima da média nacional. Porém, apelamos ao bom senso dos pais e responsáveis para que não deixem essas crianças desprotegidas. Sarampo e pólio são doenças graves, que podem matar, e que estão perto de nós”, diz o secretário.

O secretário lembra que alguns municípios já conseguiram ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, chegando a vacinar 100% das crianças. “Isso mostra o empenho das equipes de saúde e serve de incentivo para os municípios que ainda têm crianças a serem vacinadas. Com a disposição e esforço de todos, estado, municípios, equipes de saúde, podemos manter nossos filhos e filhas protegidas”, ressalta Nardi.

Entre as Regionais de Saúde, a que apresenta menor índice de cobertura vacinal é a de Paranaguá (1ª RS), que aplicou 11.805 doses de vacina contra poliomielite e 11.796 contra sarampo, o que corresponde a 72,4% e 72,3% do total previsto, respectivamente. Na sequência aparece a 2ª Regional de Saúde – Região Metropolitana de Curitiba, que aplicou 81% das vacinas contra pólio e 78,4% das vacinas contra o sarampo. Ainda falta vacinar pelo menos 34 mil crianças nos municípios da região, que concentra a maior população a ser vacinada, 182.618.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.