Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se tem uma coisa que a atleta paranaense Gabi Dezan, 31 anos, torce por todo mundo combater do dia a dia, essa coisa é o sedentarismo.  Bi-campeã mundial de fisiculturismo, professora de Educação Física e conhecida como a lifecoach das estrelas – Gabi Dezan passou dicas com para se livrar desse mal que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ), um em cada quatro adultos não prática atividade física. Entre os adolescentes (11-17 anos), quatro em cada cinco são sedentários. Nos adultos, o sedentarismo está presente em 23% dos indivíduos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. “Em alguns países, até 70% da população é sedentária – e o impacto disso para a saúde é tremendo. São inúmeras doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo e as pessoas não tem idéia. Exercício Físico não é somente para pessoas ‘fitness’ é para a humanidade toda. Não nascemos para ficarmos parados”, ressalta Gabi que também é fisioterapeuta. "Com o progresso da tecnologia as pessoas pararam de se movimentar o tanto quanto antes e como conseqüência o gasto energético diminuiu, e somando isso a uma alimentação calórica temos uma epidemia de obesidade e doenças'', completa Gabi que cuida da cantora Simone (da dupla sertaneja Simone e Simaria) e já mudou os hábitos de nomes como Fernanda Vasconcellos, Tânia Mara, Nívea Stelmann e Cassiane Valadão.

CONFIRA AS DICAS DA GABI DEZAN PARA DAR 'UM CHEGA PRA LÁ' NO SEDENTARISMO:

- Movimente-se! Se mora em um local com escadas ou visita um local com escadas – abuse dos degraus!!!

- Escolha atividades que você goste e possa fazer regularmente. Caminhada é algo de graça e todo mundo pode fazer.

- Defina pequenas metas, por exemplo, comece se exercitando 30 minutos 3x por semana, depois 1 hora 3x por semana, aumente o tempo de atividade gradativamente. A progressão do exercício é única para cada pessoa, portanto, se você não se exercitou por algum tempo, deve progredir lentamente.

- Beba água, isso pode até parecer estranho, mas é um truque que uso há anos. Se você está constantemente bebendo água durante todo o dia, você vai ter que fazer xixi pelo menos uma vez por hora. Toda vez que você tem que fazer xixi, você faz uma caminhada de 2 minutos para o banheiro.

- Ande Mais e Dirija Menos! Estacione o mais longe possível da porta de entrada do local que deseja ir. Quer você esteja no shopping, no trabalho ou na escola, estacionar o carro longe da porta de entrada obriga você a andar um pouco mais longe do que está acostumado.

- Limpe sua casa regularmente.  A maioria das pessoas não percebe que uma boa limpeza gera um movimento tremendo no corpo.

- Compre um pedômetro. Os pedômetros são dispositivos do tamanho de um bip que contam o número de passos que você realiza todos os dias. Eles são uma ótima maneira de medir a quantidade de atividade física que você está fazendo a cada dia, e também pode servir como um grande motivador para tomar a decisão de andar sempre que possível. Alguns smarthphones já vêm com aplicativo de contagem de passos e muita gente nem sabe que tem.

- Para se movimentar não precisa necessariamente se matricular em uma superacademia! Uma volta ao redor do quarteirão de sua casa caminhando rápido já é alguma coisa para quem nunca se movimentou. Manter o foco e assumir um compromisso, uma responsabilidade com aquele exercício é tudo”.

A paranaense Gabi Dezan também faz sucesso nas redes sociais sempre com dicas de saúde e qualidade de vida. Ela e o marido – o nutricionista Daniel Dezan moram na cidade de Orlando-EUA.  Para outras super dicas da Gabi é só segui-lá no instagram: @gabicdezan .

Dan Beligoli/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios