Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em relação ao Edital 97/ 2014 – DGTES/AMS, prestamos os seguintes esclarecimentos:

A Autarquia Municipal de Saúde-AMS, por meio do Edital 097/2014-DGTES/AMS, abriu Concurso Público para provimento do cargo de Agente de Saúde Pública, na função de Agente Comunitário de Saúde.

Ocorre que não foi solicitado como requisito para o cargo o Curso de Formação para Agentes Comunitários de Saúde, em conformidade com a Lei 11.350, de 05 de Outubro de 2006. Esclarecemos que o referido curso foi ofertado apenas pela administração pública, aos profissionais que já estão trabalhando. Portanto, só possui o curso aquele que já trabalhou como Agente Comunitário de Saúde.

A AMS esteve atenta ao fato de que exigir o curso como requisito para o cargo abriria uma concorrência desleal e poderia configurar favorecimento àqueles candidatos que já foram funcionários, ferindo assim o princípio da impessoalidade da administração pública.

Assim, com o intuito de garantir a continuidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família e não comprometer o repasse de verbas do governo federal, a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação estará promovendo aos candidatos aptos para assumirem o cargo de Agente Comunitário de Saúde – como condição para tomarem posse e iniciarem o exercício, o curso introdutório de formação inicial, a ser realizado no segunda quinzena do mês de agosto, por um período de 7 dias, com carga horária de 42 horas.

Posteriormente, conforme já programado junto à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, será oferecido o curso de “formação inicial”, no formato extensivo, com carga horária de aproximadamente 440 horas e duração de 6 meses, realizado com recursos do Ministério da Saúde para essa finalidade, repassados em conformidade com a PORTARIA Nº 2.662, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2008 (MS).

As medidas acima têm o fito de atender à determinação judicial e a legislação vigente, em conformidade com a realidade do Município de Londrina, para que sejam atendidas às demandas do Programa Saúde da Família, sem interrupção do atendimento à Comunidade Londrinense e sem prejuízo ao repasse do Governo Federal.  

Ressaltamos ainda que o referido concurso em nenhum momento foi suspenso ou cancelado, sendo que o cronograma está transcorrendo normalmente.

Deste modo, os serviços da Estratégia Saúde da Família não sofrerão qualquer prejuízo ou interrupção, já que os Agentes Comunitários de Saúde com contrato temporário continuarão a trabalhar normalmente até serem substituídos pelos ACS concursados.

Secretaria Municipal de Saúde/N.com 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.