Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A enfermeira Flávia Meneguetti Pieri, professora do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina, da área de infectologia, iniciou na última sexta-feira (20) campanha entre amigos em busca de costureiras voluntárias para confeccionar máscaras de tecido, para o Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL).

Mesmo ciente que este tipo de máscara não protege contra o coronavírus, a ação tem por objetivo ajudar dentro dos ambientes hospitalares para os casos de pacientes e acompanhantes em estados gripais e/ou pneumonias por outros vírus. "Vale lembrar, que estamos entrando no período sazonal destes agravos. Com isso, a procura por atendimento vem aumentando em unidades hospitalares e também de pronto atendimento", explica a enfermeira.

Prevenção - Flávia Pieri também esclarece que não está faltando material de proteção individual dentro do HU/UEL. "É uma medida preventiva em caso de um pico muito elevado do COVID-19 dentro do hospital", pontua. A ideia da campanha foi repassada por ela para alguns grupos e deu tão certo que rapidamente as costureiras voluntárias abraçaram a causa e as doações se diversificaram. 

Segundo Flávia, a iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade de Londrina: "Já temos cadastradas cerca de 100 costureiras voluntárias que farão a confecção dentro da própria casa ou em empresas". Ela adiantou que até o final da semana a expectativa é entregar para o HU/UEL 2.500 máscaras, 600 aventais e 500 camisolas. "Mas nossa meta é maior ainda, com o que recebemos de ajuda em tecido, vamos confeccionar  mais dois mil uniformes de trabalho, dois mil pijamas (tamanho P,M e G) e mais 500 camisolas", comemora. Ela explica que as doações vão beneficiar pacientes e servidores do hospital.

Da parte do Hospital Universitário houve a doação de rolos de tecidos que viabilizaram parte das confecções das máscaras teciduais, aventais e camisolas. A empresa Sercomtel também colaborou com a doação de mais tecidos.  A empresa FG Brindes, de Londrina, assumiu o corte e a distribuição para as costureiras voluntárias das 2.500 máscaras. Vale destacar, que muitas microempresas têxteis e de embalagens estão entrando em contato com o HU para apoiar a campanha, disponibilizando o corte das peças e mão-de-obra profissional para as costuras.

Para cumprir a meta estimada, conforme Flávia, ainda falta a doação de aviamentos como linha e botões. Quem quiser fazer uma doação pode fazer contato pelo telefone (43) 3371-2671, na diretoria Administrativa do HU/UEL.

Confira a lista do que pode ser doado:

Tecido de brim na cor laranja (preferência) para confecção de avental;

Tecido cretone percal azul claro (preferência) para uniforme privativo;

Tecido cretone percal branco (preferência) para pijama;

Tecido cretone percal branco (preferência) para camisola;

TNT para as toucas;

Linha 100% sintética;

Botão para os pijamas (quatro mil botões);

Arame para máscara descartável;

Sapato de uso hospitalar;

Corte das peças;

Facção;

Mão-de-obra de costureiras profissionais (com máquina overloque e interloque);

Mão-de-obra de costureiras de casa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.