Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (14) e no próximo (28), a partir das 8h, a ação de recuperação em casas que não receberam visitas dos agentes, pois estavam fechadas. Nas visitas, os agentes fazem a remoção dos criadouros, dão orientações aos moradores e aplicam veneno para matar os ovos do mosquito. Para tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito, basta ligar no Disque Dengue (0800 4001 893), das 8 às 14 horas.

Ao todo 246 agentes de Endemias serão mobilizados para as visitas que ocorrem em todas as regiões da cidade. O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, pode contaminar diversas pessoas em um raio de 300 metros. O atual período de chuvas é um momento de alerta, pois o número de locais com acúmulo de água aumenta, e consequentemente o número de criadouros do mosquito, que vive em média 45 dias.

Segundo a coordenadora de Endemias, Diana Martins, é preciso se atentar para qualquer tipo de lugar que acumule água parada. Sacos de lixo na calçada, ralos nos quintais, vasilha de água dos animais de estimação, cacos de vidro nos muros, caixas d’água com a tampa a aberta, todos esses são exemplos de criadouros. Nesses locais é que o inseto põe os ovos, e caso os mosquitos que nascerem sejam contaminados, após picarem uma pessoa com a doença, os moradores do imóvel e derredor serão os primeiros afetados.

“Dependendo do número de pessoas por perto ele poderá picar várias, e transmitir a doença, e sabemos que ele pode se alojar dentro de carros e casas e quando os proprietários entrarem estarão correndo risco de contrair a doença”, enfatizou a coordenadora.

Aplicações especiais de fumacê

A partir de hoje (12), para os bairros em estado mais crítico de focos do mosquito, o setor de Endemias preparou um plano específico de aplicações do carro fumacê. A ferramenta asperge nas copas das árvores o veneno que mata o mosquito adulto. Serão feitas ao todo três aplicações uma a cada três dias, nos mesmos bairros.

“Precisamos que a população colabore com as nossas ações, e uma dica importante é que os moradores deixem as janelas e portas das casas abertas, para que o veneno chegue até os mosquitos dentro dos imóveis”, ressaltou a coordenadora. A aplicação não é nociva às pessoas, apenas àqueles que possuem alergia e problemas respiratórios.

Os bairros que receberão o carro fumacê serão: na região oeste, Jardim Tokio e Santo Antônio; na região norte, Parque Leblon, Jardim São Jorge e Jardim Imagawa; na região central, Jardim Vânia, Moringão, Vila Nova e no Zerão na área de lazer e nas casas ao redor.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.