Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é que profissionais de saúde transmitam à população informações sobre uso correto da água e do esgoto

Agentes comunitários de saúde da União Básica de Saúde do Jardim Itapoá, em Londrina, participaram na segunda-feira (18) de uma visita aos sistemas de água e de esgoto da Sanepar para conhecer o funcionamento dos serviços e transmitir esses conhecimentos à população. A equipe esteve na captação do Rio Tibagi, na Estação de Tratamento de Água Tibagi e na Estação de Tratamento de Esgoto Esperança.

As agentes de educação socioambiental da Sanepar Andréa Fontes e Angela Pagani, que receberam a equipe da UBS, explicaram os procedimentos que garantem a qualidade da água distribuída à população e a importância do uso racional da água. Ressaltaram que as ligações irregulares de água podem abrir um ponto de contaminação da água. Na ETE Esperança, Márcio Brandão explicou o processo desde a chegada do esgoto até a destinação final do efluente.

A agente comunitária de saúde Tatiane Martins de Oliveira afirma ter gostado bastante das visitas. “Foi excelente para conhecer os processos, as  normativas que regulamentam a captação e água e como essa água depois retorna à natureza, como efluente. É importante para a gente informar a comunidade porque tem gente que ainda não está ligada à rede coletora ou que joga gordura na galeria pluvial”, disse.

Para a agente comunitária Cíntia de Melo Vieira, toda a população deveria conhecer os sistemas para entenderem o processo. “As pessoas não fazem ideia do trabalho que dá para ter água tratada em casa. Essas informações são importantes para a gente levar aos pacientes que chegam ao posto de saúde. Muita gente reclama do serviço e nem conhece”, diz.

Carina Paccola/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Agentes de saúde na Estação de Tratamento de Água Tibagi
Tatiane avalia como excelente a visita aos sistemas
Cíntia afirma que a população não faz ideia de como funciona a Sanepar
Equipe da saúde na Estação de Tratamento de Esgoto Esperança

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.