Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para que redobre os cuidados no inverno com as doenças cardiovasculares – aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Especialistas afirmam que com a queda das temperaturas essas doenças tendem a aparecer mais, seja por fatores comportamentais ou fisiológicos.

“As doenças cardiovasculares estão entre as que mais causam danos à população. Precisamos conscientizar o paranaense para se prevenir contra este mal. Os cuidados precisam ser mantidos sempre, independente da estação do ano”, afirmou o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

Dentre as doenças que se encaixam nesta classificação, as principais – e que causam mais mortes – são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), que também é conhecido como derrame. O médico cardiologista André Ribeiro Langowiski destaca que estas enfermidades possuem níveis muito elevados de mortalidade.

“As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo. Estas são doenças sérias que muitas vezes aparecem sem que o paciente tenha consciência”, destacou o cardiologista.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que apenas em 2016 cerca de 17,5 milhões de pessoas morreram vítimas de derrames e infartos no planeta. O Paraná registrou nos últimos sete anos 64.397 mortes relacionadas a estas enfermidades, 34,4 mil delas associadas a infarto do miocárdio e 29,9 mil ligadas ao AVC. Entre maio e agosto houve aumento de 25% dos registros de casos de AVC e 22% dos casos de infarto.

FRIO – Existem dois fatores principais que causam o aumento de doenças cardiovasculares no inverno. O primeiro deles é fisiológico. “O frio provoca uma redução do calibre dos vasos sanguíneos. Isso faz com que as pessoas que já tenham propensão às doenças cardíacas aumentem o risco de desenvolvê-las”, salienta Langowiski.
Além disso, há o aspecto cultural. No inverno as pessoas tendem a mudar seu comportamento, fazendo menos atividades físicas e aumentando a ingestão de alimentos calóricos, como gorduras, o que estimula o sedentarismo.

“Os hábitos de vida das pessoas se modificam. Estes novos comportamentos aumentam muito as chances de desenvolverem hipertensão, diabetes, obesidade e, consequentemente, terem um AVC ou um infarto”, reiterou o médico.

EXEMPLO – Aluizo Geraldo Leite, motorista de 58 anos, sentiu na pele as consequências deste mal. Em uma viagem que fazia ao Interior do Estado, começou a sentir dores no peito que se espalharam por todo o corpo e, subitamente, começou a perder o controle de seus membros.

“Eu comecei a sentir uma dor de cabeça muito forte. Parecia que tinha levado um choque na cabeça. A partir daí já não enxergava mais nada. Enquanto eu ainda conseguia falar, pedi socorro e me levaram para o hospital”, contou o motorista.

Diagnosticado com acidente vascular cerebral, ele ainda hoje, dois meses após o incidente, ainda sofre com as sequelas. Aluizio conta que continua sentindo dores pelo corpo e tem dificuldades para enxergar, além de conviver com constantes vertigens. “Sempre tenho que parar e pensar antes de ir a algum lugar, mesmo em distâncias pequenas, se não parece que vou desmaiar”, explicou.

Durante um derrame a pessoa pode sentir fraqueza e dormência no rosto, braços e pernas, geralmente em apenas um lado do corpo. Também há dificuldade para falar ou compreender o que estão falando e para enxergar. Outros sintomas comuns são a dificuldade

para caminhar, perda de equilíbrio e vertigens, além de dor de cabeça e vômito.

A Secretaria da Saúde enfatiza que ao apresentar qualquer um desses sintomas é recomendado que a pessoa ou alguém próximo ligue imediatamente para o Samu (192).

PREVENÇÃO – A prevenção das doenças cardiovasculares está diretamente associada ao estilo de vida. Hábitos saudáveis podem ajudar a evitá-las.

“Quem já tem propensão a doenças cardiovasculares ou já possui problemas cardiológicos deve tomar seus medicamentos regularmente, conforme prescrição médica. Para a população em geral, o conselho é não alterar muito seu cotidiano por conta do frio. A prática de exercícios e a alimentação, por exemplo, devem ser preocupações constantes”, destacou o cardiologista Langowiski.
Confira algumas dicas para prevenir estas doenças:

Faça exercícios regularmente.

No frio dê preferência a exercícios que possam ser feitos em ambientes internos.

Evite o consumo elevado de alimentos com muito colesterol, como carne, ovos, leite e queijos.

Reduza o consumo de sal e açúcar.

Procure fazer alguma atividade para evitar o estresse.

Pare de fumar e não abuse do álcool.

Consulte seu médico regularmente.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.