Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comunidade está convidada para participar, gratuitamente, da palestra com o geriatra Marcos Cabrera

Na próxima segunda-feira (10), às 8h30, os profissionais da Unidade Básica de Saúde dra. Maria do Socorro Brito, localizada no Jardim Piza, vão realizar uma palestra sobre o Alzheimer e a importância do envelhecimento saudável, com o médico geriatra Marcos Cabrera. A atividade será na sede da Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, situada na Rua Veneza, 110, no Jaridm Piza (a duas quadras da UBS do bairro).

A atividade é aberta para toda a comunidade, sendo que, ao todo, o espaço comporta até 200 pessoas. De acordo com a coordenadora da UBS do Jardim Piza, Adriana de Carvalho Parreira, a intenção é conversar com a população sobre a importância de se levar hábitos saudáveis, como alimentação correta e a prática da atividade física regular, tudo em prol da prevenção de doenças e do envelhecimento com saúde.

“A ideia surgiu no início deste ano, quando a equipe pensou em realizar uma atividade em prol do setembro lilás, em que se trabalha a conscientização sobre o Alzheimer. A intenção é que a população faça o cuidado preventivo com saúde e não somente procure a UBS em casos de doenças, ou seja, é trabalhar na prevenção das doenças antes que elas apareçam”, disse Adriana.

Durante o encontro, o médico conversará com os participantes sobre as mudanças ocorridas no corpo com o avanço da idade e o possível surgimento do Alzheimer, doença que atualmente é incurável e que se agrava ao longo do tempo. Os sintomas mais comuns são demência e perda de funções cognitivas, como a memória, orientação, atenção e linguagem. Quando diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, possibilitando uma qualidade de vida melhor ao paciente e para seus familiares.

A ação faz parte do Setembro Lilas, em que outras Unidades Básicas de Saúde também realizarão ações durante o mês. Além dessa atividade, os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que atende a UBS do Jardim Piza, ofertam durante a semana várias atividades. Há grupo de caminhada, nas segundas, quintas e sextas-feiras; de alongamento, nas quartas-feiras; de relaxamento e meditação, nas segundas-feiras; de saúde com atendimento da psicóloga, nas quartas-feiras; grupo Agito (de dança) nas quartas-feiras, às 8h; de controle de dor crônica nas quartas-feiras e de combate e tratamento à dor crônica com a fisioterapeuta, nas terças-feiras à tarde e na segundas-feiras de manhã; e de consulta compartilhada sobre Diabete, nas quartas-feiras. Estes três últimos são encaminhamentos feitos pelos profissionais de saúde da unidade, os demais são de procura espontânea.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.