Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 5 a 8 de abril, os atendimentos serão estendidos, das 7h às 18h; o agendamento já está disponível e deve ser feito somente pelo Portal da Prefeitura

Como forma de marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar testes rápidos, com horário ampliado, dos dias 5 a 8 de abril. Exclusivamente durante esse período, os atendimentos serão prestados das 7h às 18h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mediante agendamento prévio on-line. Serão disponibilizados testes gratuitos para HIV, sífilis, hepatites B e C.

A iniciativa é promovida pelo Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose e integra as ações da Campanha Fique Sabendo. Além de reforçar a oferta dos testes rápidos, o objetivo dessa ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nesse sentido, também serão distribuídos kits com folders explicativos e insumos de prevenção, como gel lubrificante e preservativos masculino e feminino.

As pessoas interessadas já podem fazer o agendamento, exclusivamente on-line, no Portal da Prefeitura, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br/agendamentos . O prédio do CTA fica localizado na Alameda Manoel Ribas, 01, Centro. Os agendamentos respeitam intervalo mínimo de 30 minutos entre um e outro atendimento, e todas as medidas sanitárias e de segurança relacionadas à Covid-19 estão sendo mantidas.

Após agendar horário, no dia do teste não é necessário estar em jejum, basta portar documento com foto e estar com máscara protetora. Para quem tiver imprevistos e não puder comparecer, a solicitação é que seja feito o cancelamento.

Os testes rápidos são gratuitos e sigilosos, e o público recebe todo o suporte e acompanhamento da equipe do CTA, antes e após o resultado final dos exames. Os profissionais orientam e esclarecem as possíveis dúvidas que surgirem. Conforme cada situação, é prestado apoio emocional como forma de colaborar para que as pessoas entendam e reflitam a respeito dos riscos gerados por essas doenças. A realização dos exames cumpre todas as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS).

O enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, frisou que a ampliação de atendimento ao público para testes rápidos tem sido feita regularmente, acompanhando períodos e datas relacionadas à conscientização sobre saúde. “Além dos atendimentos diários de rotina, em 2021 tivemos ações especiais no período do Carnaval e também no início de março, Mês da Mulher. Essa é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da realização dos testes e o cuidado com a saúde, principalmente para quem teve relações sexuais sem proteção. Com mais opções de horários facilitamos o acesso ao serviço. A intenção é conscientizar a população para que tenham mais conhecimento e reflitam sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis, ajudando a divulgar as informações junto ao seu círculo de convivência”, disse.

Ao longo do ano, outras atividades serão realizadas por meio da Campanha Fique Sabendo, com oferta ampliada para agendamento de testes, distribuição de kits e trabalhos de conscientização.

Segundo Lentine, por mês, cerca de 200 pessoas procuram o CTA de Londrina para realizar exames ou obter informações sobre as ISTs. “Grande parte de quem vem até o CTA é formada por pessoas que nunca haviam feito os exames antes. No período de pandemia as relações sexuais não deixam de acontecer, e muitas vezes de forma desprotegida. Precisamos orientar e mostrar a todos o que são essas doenças, frisar a importância da prevenção e oferecer suporte quando há um diagnóstico positivo, para que os encaminhamentos devidos ocorram da melhor maneira. Os testes são feitos rapidamente, com processo que dura de 30 a 45 minutos, desde a abordagem até o resultado”, afirmou.

Mais informações

Quem tiver dúvidas a respeito dos atendimentos ou precisar de alguma informação adicional, pode entrar em contato com a equipe do CTA pelo telefone 3378-0146 ou 3378-0147, das 7h às 12h30. Os agendamentos regulares para os testes rápidos ficam disponíveis, diariamente, com a realização das 7h às 12h. O procedimento deve ocorrer sempre pelo portal da Prefeitura de Londrina.

página do CTA no site da Secretaria Municipal de Saúde traz informações mais detalhadas relacionadas à HIV/aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sífilis, hepatites virais e tuberculose.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.