Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde a sua inauguração em novo endereço, realizada em 26 de fevereiro, o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) teve aumento na procura. Atualmente, o Centro POP atende cerca de 65 pessoas diariamente, enquanto a antiga unidade recebia em média 45 pessoas por dia. Localizado na rua Dib Libos, esquina com avenida Celso Garcia Cid e próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina.

O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É um espaço específico para pessoas desabrigadas, e oferece cuidados com higiene pessoal, atividades terapêuticas e encaminhamento para alimentação, abrigo e atendimento médico.

A secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, afirmou que o aumento no número de atendimentos é reflexo da nova condição oferecida no espaço. “É um serviço muito importante, que exige um preparo cada vez maior. Recentemente, realizamos uma assembleia com a população assistida pelo Centro POP, onde eles puderam avaliar nosso serviço, e foi muito interessante. É um processo participativo, onde os usuários são protagonistas, sugerindo o que pode ser melhorado, o que avaliamos como muito positivo”, frisou.

No espaço, homens e mulheres em situação de rua recebem acompanhamento especializado, feito por psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, assistente sociais, entre outros profissionais da unidade. A coordenadora do Centro POP, Mariluci Queiroz dos Santos, explicou que uma das demandas com maior procura é o espaço para banho e higiene pessoal. 

“Dos atendimentos diários realizados, cerca de 30 nos procuram pela questão do banho. Essa é uma oferta que não tínhamos no outro endereço o que, junto com a nova localização, contribuiu no aumento da procura. Oferecer essas condições para a pessoa em situação de rua, suprindo necessidades básicas, é uma forma de garantir a sua dignidade, e contribuir para que ele saia gradativamente dessa situação”, explicou a coordenadora.

Mariluce acrescentou que o Centro Pop também realiza oficina de artes, uma vez por semana, atividades de terapia ocupacional pela manhã e tarde, atendimento social e psicológico, e encaminhamento para alimentação no Restaurante Popular. “Estamos firmando novas parcerias, o que vai permitir a ampliação das atividades disponíveis”, afirmou. 

Abordagem Social - As pessoas atendidas na unidade procuram o Centro de forma espontânea ou por encaminhamento. A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social “Sinal Verde” faz abordagem de pessoas identificadas como moradores de rua, e promove a inserção na rede de serviços assistenciais, como o Centro POP. 

Os telefones para contato do “Sinal Verde” são (43) 9991-4568 e 9996-3497, e são aceitas ligações a cobrar. O horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, nos sábados das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. 

n.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.