Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em idosos, crianças e grávidas o problema pode ser maior.

No verão, as chances de ter uma intoxicação aumentam, devido à exposição dos alimentos ao calor. As carnes, os frutos do mar, saladas e maioneses são os alimentos que têm maior facilidade de serem contaminados e de provocar intoxicação alimentar. “A conservação e validade dos alimentos são prejudicadas pelo aumento da temperatura e os agentes causadores dessa doença tendem a se multiplicar”, explica o nutrólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dr. Guilherme Augusto Rolim de Moura.

Para a maioria das pessoas, a intoxicação gastrointestinal é uma experiência desagradável que dura entre um a dois dias. Normalmente, o próprio organismo cria mecanismos de defesa e regulariza a função intestinal.

O médico alerta que intoxicação pode ser perigosa em crianças pequenas, idosos, pessoas com o sistema imunológico comprometido e mulheres grávidas. “As crianças não têm o sistema imunológico totalmente fortalecido e, por isso, são mais suscetíveis a esse tipo de doença e merecem atenção especial. Qualquer pessoa nesses grupos de risco deve procurar imediatamente um serviço médico de emergência”, diz o médico.

Sintomas

A intoxicação alimentar ou gastrointestinal é uma reação do organismo à ingestão de água e/ou alimentos contaminados durante o preparo, manipulação ou armazenamento. Os sintomas são náuseas, fraqueza ou cansaço, dor abdominal (cólica) e aumento do número de evacuações com perda de consistência das fezes (diarreia).

Também pode ocorrer febre, dor de cabeça e no corpo. Quando ocorre perda excessiva de líquidos nas fezes e vômitos, a pessoa pode sentir-se desidratada, com a boca seca, tontura, diminuição da urina, taquicardia, queda da pressão arterial, irritabilidade e confusão mental.

Previna-se

Na suspeita de intoxicação alimentar e para prevenir-se, Dr. Guilherme recomenda:

Em casos de suspeita

    Repousar;

    Ingerir líquidos para hidratar o organismo, como água de coco, soro e isotônicos;

    A partir do momento que a pessoa conseguir ingerir líquidos sem vomitar, deve-se iniciar uma dieta leve;

    Deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos, doces, leite e derivados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frutas (indicado apenas maçã sem casca e banana);

    Deve-se verificar a temperatura corporal com um termômetro;

    Deve-se observar o aspecto das fezes.

    Em caso de febre, o vômito ou a diarréia persistirem e apresentar sangue ou muco (semelhante ao catarro) nas fezes, a procura por atendimento em unidades de saúde deve ser imediata.

Para prevenção

    Lave as mãos antes de preparar alimentos;

    Lave frutas e verduras em água tratada e corrente;

    Mantenha os alimentos na geladeira;

    Preste atenção aos prazos de validade dos alimentos;

    Ao descongelar uma comida, o ideal é utilizar o refrigerador, pois em temperatura ambiente aumenta a chance do desenvolvimento de bactérias;

    Compre comidas de fontes seguras (em restaurantes conhecidos e com tradição de higiene).

Asimp/HNSG

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.