Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais uma vez Londrina vai participar do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Iniciativa da comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo Londrinense, o lançamento oficial da campanha será nesta quinta-feira (1º), às 14h30, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, com a participação do mastologista do Hospital do Câncer de Londrina (HCL) Gustavo de Assis Gobetti. Também estarão presentes a coordenadora local do Outubro Rosa, Célia Hauly; a presidente da Associação Nós do Poder Rosa, Rosangela Kather; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Sônia Medeiros, e a gestora de Ações Estratégicas e Projetos do HCL, Mara Rossival Fernandes.

Ao longo das próximas semanas serão realizadas na cidade várias atividades para alertar sobre a importância da prevenção, da realização de exames periódicos e do tratamento precoce à doença, que só no ano de 2015, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), deve acometer cerca de 57 mil mulheres no Brasil. Trata-se do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos novos casos da doença a cada ano.

Números estáveis - Segundo a gestora do HCL, a campanha realizada desde 2009 em Londrina já vem dando frutos. “Percebemos uma estabilização no número de casos de câncer de mama. Isto é muito importante, principalmente se levarmos em consideração que os outros tipos de câncer vêm aumentando no País. Mas o nosso objetivo é diminuir o número de casos, que ainda é muito alto”, afirma Mara Fernandes. Ela observa que o grande objetivo do Outubro Rosa é conscientizar a população da importância da prevenção, que pode ser feita em qualquer época do ano. “Não precisa ser em outubro. Cada um escolhe a época mais conveniente para se cuidar (como realizar mamografia e exame clínico com um médico). Outubro é o mês que nós escolhemos para lembrar da importância do autocuidado.”

Mara comemora ainda o crescimento da campanha na cidade. Só em 2014, ressalta, foram realizados 76 eventos durante o mês de outubro, entre palestras e oficinas. “Por isso este ano resolvemos trabalhar com multiplicadores para podermos dar conta da demanda. Mas isto é muito bom. Tenho certeza de que os frutos deste trabalho serão muito bons.”

Oficina de Beleza na terça – Como parte da programação do Outubro Rosa também será realizado na próxima terça-feira (6) na Câmara de Vereadores, o projeto “De bem com você”, idealizado pelo empresário Lincoln Tramontini. Juntamente com um grupo de voluntários, o cabeleireiro vai promover nesta data uma oficina de beleza na Sala da Presidência do Legislativo, a partir das 14h30, para ensinar técnicas de maquiagem a pacientes com câncer, como forma de estimuar a autoestima. A iniciativa da oficina foi acolhida pela vereadora Sandra Graça (SDD) e pelo vereador Péricles Deliberador (PMN), com apoio de outros parlamentares.

A programação completa das ações da campanha Outubro Rosa 2015 podem ser conferidas no site www.outubrorosalondrina.com.br.

Assessoria de Comunicação CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.