Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Anunciadas na manhã desta quarta-feira (20), pelo Governo do Paraná, as 94 nomeações para o Hospital Universitário de Londrina (HU) serão acompanhadas de perto pelos vereadores da Comissão de Seguridade da Câmara Municipal de Londrina. Na primeira semana de maio, os vereadores Gustavo Richa (PSDB), Lenir de Assis (PT) e Gaúcho Tamarrado (PDT) pretendem realizar uma reunião com a superintendente do hospital, Elisabeth Ursi e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Jordão para avaliar as contratações de pessoal e o restabelecimento dos serviços no Pronto Socorro (PS) Adulto e das consultas do Centro e Tratamento de Queimados (CTQ), parcialmente suspensos na última sexta-feira.

“Desde fevereiro, os vereadores estão acompanhando a situação do HU. Visitamos o hospital, fizemos reunião na prefeitura, participamos de uma audiência pública na Assembleia Legislativa e na sexta-feira fomos surpreendidos com a notícia da suspensão dos serviços. Imediatamente fiz contato com o Governo do Estado no sentido de garantir atendimento à necessidade de reposição de pessoal para restabelecer os serviços do hospital”, explicou o presidente da Comissão de Seguridade do Legislativo, vereador Gustavo Richa, informando ainda que uma reunião chegou a ser agendada para amanhã (20) em Curitiba, mas cancelada em razão do compromisso assumido hoje pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, de nomeação de 94 servidores nos próximos dez dias.

“Hoje pela manhã fui informado pelo secretário que o governador Beto Richa autorizou as nomeações. Sabemos que o número ainda não é suficiente para todas as necessidades do HU, mas permitirá restabelecer serviços importantes como da ala de queimados, única unidade do interior do Paraná. Agora vamos (Comissão) acompanhar e fiscalizar as nomeações”, disse Gustavo Richa durante entrevista coletiva à imprensa na sessão ordinária desta tarde da Câmara de Vereadores.

HU em debate – Aliás, as limitações de pessoal e as dificuldades financeiras enfrentadas pelo HU tomaram conta do debate hoje no Legislativo, com a participação de Elisabeth Ursi e da chefe de enfermagem do CTQ, Elza Anami, convidadas pelo vereador Tio Douglas (PTB). Embora aliviada com o anúncio das novas nomeações, a superintendente do HU disse que é preciso uma politica de reposição de vagas abertas, para que as nomeações aconteçam de forma rotineira, sem prejuízo do enxuto quadro de pessoal do hospital.

“As nomeações vão ajudar é claro, mas precisamos de mais agilidade para anuência de vagas abertas por aposentadorias, mortes e até desligamentos. Tratando apenas de reposição de vagas, tínhamos no dia 31 de março deste ano 344 vagas abertas no HU”, disse Elisabeth Ursi. Durante mais de duas horas, os vereadores se revezaram nas manifestações de apoio ao HU, lembrando inclusive da excelência dos serviços ofertados pela instituição, hoje referência nacional no atendimento a pacientes queimados. 

Imprensa/Ascom/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.