Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Campanha humanitária acontece sábado (17/09) na sua cidade. Ação é fruto do maior projeto de erradicação de Hepatite C no país

O Rotary Club realiza um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos, em Cambé (PR).

O evento busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

50 Maracanãs, o número de infectados

No Brasil são cerca de três milhões o total de infectados com o vírus C, o que daria para encher 50 estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro.
No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Campanha Hepatite Zero

Entre os dias 23 e 31 de julho, em todo o Brasil, foi realizada a Semana da Hepatite Zero, o eu detectou vários novos casos da doença. No mesmo momento, os portadores do vírus, recém-diagnosticados, foram encaminhados para atendimento em uma das clínicas da ABPH, onde recebem orientações e tratamento adequado, prolongando a expectativa de vida e até excluindo a necessidade de um possível transplante. O resultado é matéria de estudo e os números finais estão sendo conferidos para divulgação à imprensa, em breve. Eles servirão para ilustrar qual é a real situação da prevalência da doença por municípios e regiões brasileiros.

“A Semana da Hepatite Zero foi um sucesso de público no Brasil, nunca realizamos uma campanha tão grande e com os resultados tão abrangentes. Nosso objetivo é que a mobilização aconteça durante todo o ano, e possamos ajudar cada vez mais na erradicação da doença. Com apoio do Rotary Club, estaremos unidos em um único objetivo: levar tratamento para essas pessoas que não sabem que são portadoras da doença”, destaca Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH).

Data e horário: 17 de setembro de 2016 (sábado) – a partir das 9 horas

Local: Mercado Miliozzi Ltda - Av. José Afonso dos Santos, 590, Jd. Santo Amaro

Sobre o projeto Hepatite Zero

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho de um sobrevivente do vírus, o rotariano brasileiro Humberto Silva, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto de mudar a situação no mundo e hoje, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.

Estevão Rinaldi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.