Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Cambé abriu na sexta-feira (12) o cadastro para agendamento de vacinação contra covid-19 para cuidadores de idosos contratados para esse serviço. Podem se inscrever cuidadores que tenham a carteira de trabalho registrada ou que tenham um contrato informal de trabalho para esse fim. A inscrição deve ser feita no site da Prefeitura de Cambé (disponível em: http://sistemasweb.cambe.pr.gov.br:8080/Vacinacao/form_vacina_cadastrar). Na opção grupo populacional, selecione cuidador de idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerada como idosa a pessoa acima de 60 anos.

A enfermeira da Secretaria de Saúde Ana Carolina Stutz, explica que não é necessário ter algum curso na área, apenas trabalhar com isso. “Após o cadastro e agendamento da vacinação, o cuidador vai receber junto com as informações de local e data uma declaração que deve ser preenchida pelo idoso ou pela família do idoso que contratou o serviço”, explica. Segundo a enfermeira, nessa declaração devem constar as informações básicas do local de trabalho do cuidador, além de um resumo das atividades exercidas por ele.

No dia da vacinação, o cuidador que tiver a carteira de trabalho registrada deve levar o documento e a declaração preenchida pelo idoso – ou familiar. Para quem não tiver o registro na carteira, os documentos obrigatórios são: declaração preenchida pelo idoso – ou familiar; cópia do documento do idoso (RG e CPF); cópia do documento do cuidador (RG e CPF); e cópia do documento (RG) do familiar – para os casos em que o familiar que assinou a declaração. O cuidador que tiver algum curso na área pode anexar o comprovante.

Ana Carolina Stutz ainda esclarece que só pode se cadastrar quem trabalha no município, independente do local de residência. “A previsão para começar a vacinação desses cuidadores vai depender do número de cadastros que nós vamos receber”, ressalta a enfermeira. Ela ainda explica que neste momento as pessoas que cuidam de idosos familiares não serão contempladas.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.