Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 1,7 mil mulheres realizaram exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e 823 fizeram o exame clínico de mamas em apenas um dia. Os dados são da campanha de prevenção ao câncer realizada no último sábado (14), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana estiveram abertas das 8 às 17 horas para atender as mulheres. Ao todo, os profissionais agendaram 2.460 preventivos e vacinaram 943 meninas de 9 a 13 anos contra o Papilomavírus (HPV). “São números bastante significativos, porque nossa média de atendimento mensal é 2.000 preventivos por unidade e apenas em um sábado realizamos 1.699, que é número muito expressivo”, esclareceu a coordenadora de Saúde da Mulher, Lilian de Fátima Nellesen.

Este ano, a campanha do preventivo uniu-se com a campanha de vacinação contra o HPV, para conscientizar as mulheres que o cuidado com a prevenção deve começar desde a infância. Isto porque, os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostram que o câncer de colo uterino é terceiro tumor mais frequente nas mulheres e a quarta maior causa de morte entre as brasileiras.

Tanto a vacina quanto os exames são gratuitos e continuam sendo realizados nas unidades. Para a vacinação é preciso ter em mãos a carteirinha de vacinação e para o preventivo é necessário agendar um horário. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o Papanicolau deve ser feito principalmente em mulheres de 25 a 64 anos (que é considerada faixa de risco) e a mamografia em mulheres de 50 a 69 anos (faixa com maior incidência de câncer de mama).

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.