Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (19), em Londrina, a Campanha Nacional de Hanseníase. O lançamento ocorreu, às 8h, na Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, no Jardim Marabá. A campanha visa conscientizar as famílias a respeito do diagnóstico da doença, por meio dos próprios alunos.

Para as ações da campanha foi disponibilizada uma equipe de profissionais da saúde que até 30 de outubro passará por uma escola de cada região da cidade, em um total de seis instituições, todas participantes do Programa “Saúde na Escola”. Serão duas escolas na região sul, uma na norte, uma na leste, uma na região central e uma na oeste. Mais de 1.700 alunos com idades entre 6 e 14 anos serão envolvidos.

A equipe orientará professores sobre como o diagnóstico da doença deve ser feito para que eles possam transmitir a mensagem às crianças. Após as instruções, os alunos receberão um formulário para realizarem, em casa com os pais e responsáveis, o “método do espelho”. Esse método consiste no preenchimento de uma figura do corpo humano com as áreas que a criança identificar quaisquer manchas, caroços e outros sinais que tenham na pele em qualquer parte do próprio corpo.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Juliana de Oliveira Marques, as escolas são pontos estratégicos da campanha. “As crianças estão ali, concentradas e são um canal de informação até seus pais e familiares que, na maioria das vezes, não dão a devida atenção à doença”. Além do formulário, cada criança levará consigo um folder com atividades, como caça-palavras, cruzadinhas e  folder com informações sobre a doença para que os pais possam ler e se informar.

Cronograma da campanha

De 19 e 22 de agosto será realizada nas escolas a sensibilização e orientação dos professores. De 25 a 29 de agosto os professores repassarão as orientações aos alunos com a entrega dos folders e do formulário de auto-imagem. Já no dia 5 de setembro será feito o recolhimento das fichas de auto-imagem.

Os canhotos serão devolvidos, pela equipe técnica para a direção da escola, com orientação de quais crianças necessitarão de avaliação médica, de 22 a 26 de setembro. De 29 de setembro a 24 de outubro haverá  a avaliação médica dos estudantes e o contato com os casos confirmados.  

O secretário de Saúde, Mohamad El kadri, destacou que a hanseníase é uma doença que andava esquecida, porém é necessário que seja lembrada periodicamente para sua erradicação. “Quem for diagnosticado, precisa procurar uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o tratamento que é simples, por meio de medicamentos, e fazendo o tratamento completo, a cura acontecerá.” 

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.