Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A campanha nacional de imunização contra a poliomielite e o sarampo terá início nesta segunda-feira (6), com término marcado para 31 de agosto. Em Tamarana, a Secretaria municipal de Saúde espera vacinar mais de 800 crianças de um a menos de cinco anos de idade. Elas fazem parte do público-alvo da iniciativa e, independente de estarem com a vacinação em dia, receberão dose de reforço. Pessoas de até 49 anos – exceto gestantes – que, mesmo fora do grupo prioritário, estejam com a tríplice viral (vacina contra caxumba, sarampo e rubéola) atrasada, também precisam atualizá-la.

As vacinas poderão ser encontradas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde do Centro (Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina). Conforme já está estabelecido, as doses também serão levadas para os postos de atendimento da zona rural. No Assentamento Mandassaia, toda segunda-feira (das 9h às 12h); no Assentamento Água da Prata (Incra), às terças e sextas-feiras (das 8h às 16h); já no Bairro dos Moreiras, toda quarta-feira (das 9h às 12h) e, por fim, às quintas-feiras, no Bairro Serraria (das 9h às 15h).

O diretor de Ação em Saúde de Tamarana, Leandro Feronato, alertou que, além de casos de sarampo terem reaparecido no Brasil, deixar de se imunizar pode favorecer o ressurgimento de mais doenças  –  entre elas, a paralisia infantil (ou poliomielite). "Tenho 44 anos e, durante a infância, na escola, conheci alguns amigos que andavam de muletas porque eram vítimas de poliomielite. Essa imagem já não existe hoje em dia, mas precisamos continuar atentos, pois se trata de uma doença muito séria que deixa sequelas nas crianças".

Para se imunizar, é preciso apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS. O Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todo o Brasil será em 18 de agosto, um sábado. Na ocasião, as unidades do Centro e do Jardim Juny estarão de portas abertas das 8h às 17h. As vacinas não são indicadas para usuários com febre ou diarreia.

Lucas Marcondes Araújo/NC/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.