Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) decidiu prorrogar, até o dia 7 de abril, a campanha de vacinação contra a dengue em todo o Paraná, devido ao baixo índice de imunização. Em Londrina, o público-alvo da campanha, que são jovens com idade entre 15 e 27 anos de idade, pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazer a vacinação ou o ponto de apoio localizado no calçadão de Londrina, das 8 às 17 horas.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação. Até agora foram aplicadas em Londrina 40.300 doses da vacina tetravalente, o que representa aproximadamente 30% da meta da vacinação, de 135 mil pessoas. Das 40.300 vacinas aplicadas, 20 mil foram em jovens que já haviam recebido a primeira dose, na primeira fase da campanha encerrada em setembro de 2016.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o objetivo maior agora é vacinar o restante dos jovens que receberam a primeira dose da vacina, já que na primeira etapa foram vacinadas 35 mil pessoas. “É muito importante que as pessoas que receberam a primeira dose procurem as unidades para receber a segunda, já que a vacina só tem eficácia se foram aplicadas três doses”, ressaltou.

Sônia contou que, além dos pontos de vacinação nas UBSs e calçadão, outras ações deverão ser adotadas pelo Município em conjunto com a 17ª Regional de Saúde, para obter maior adesão do público. A definição das ações deve ocorrer em breve. Ao longo da campanha foram adotadas diversas estratégias para vacinar o maior número de pessoas, como vacinação em empresas, escolas, universidades e outros centros de ensino. A terceira fase da vacinação deverá ocorrer setembro deste ano.

Também foram montados pontos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas, como o Terminal Urbano Central, realizadas visitas às casas de pessoas, para buscar jovens com esta faixa etária, e foram abertas as UBSs aos sábados. “Esta faixa etária é composta por pessoas que não costumam procurar as unidades de saúde e muitas delas se recusam a se vacinar”, informou Sônia.

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.
 

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.