Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Especialista dá dicas de alimentação que pode ajudar na prevenção da gripe

Teve inicio no último dia 04 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O slogan deste ano foi criado na importância da proteção, “Contra a Gripe seu escudo é a vacinação”. A 17ª edição da campanha, conforme o Ministério da Saúde tem por objetivo imunizar cerca de 49,7 milhões de brasileiros que se encaixam no grupo prioritário, ou seja, que tem maiores probabilidades de desenvolverem a doença.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose da vacina previne contra os três subtipos do vírus de gripe, que são A/H1N1, A/H3N2 e a influenza B. Entre o público-alvo beneficiado pela campanha estão os idosos acima de 60 anos, mais vulneráveis ao aparecimento dos vários tipos de gripe e suas complicações, que se não forem tratadas pode levar a óbito.

De acordo com Nadja de Souza Pereira, Nutricionista Clínica da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP) é importante se vacinar todos os anos, pois o vírus sofre mutação constantemente, e com isso pode favorecer o surgimento de novos casos, ainda mais com a chegada da frente fria que geralmente ocorre entre os meses de maio e agosto.

“A vacinação é um dos métodos mais seguros de se prevenir o contagio da Influenza. Por meio dela, o paciente evita o desenvolvimento de pneumonias, tuberculoses, que são os tipos mais graves da doença”, afirma a Nutricionista.

Ainda conforme o Ministério Público foi disponibilizado 240 mil profissionais equipados com 27 mil veículos que já estão atuando nos postos de vacinação. A campanha acontece até o dia 22 de maio, sendo apenas necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.

“É importante se proteger nesta época, antes da chegada do inverno, pois o organismo leva em média de duas a três semanas para criar a imunidade contra o vírus” pontuou Nadja de Souza.

Vale salientar que alguns efeitos colaterais podem surgir após tomar a dose, como febre, mal estar, dor no corpo e dor no local da aplicação. “É importante esclarecer que a vacina diminui os riscos de contágio, e em casos onde surjam sintomas e complicações o indicado é procurar um médico” concluiu.

Formas de transmissão e prevenção da influenza

A gripe é um tipo de infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e transmitida facilmente através do ar por meio de contato com secreções, expelidas por pessoas contaminadas. A transmissão é possível também quando a mucosa entra em contato com objetos. Os sintomas característicos da doença incluem dor de garganta, dor no corpo, febre, além de tosse e dores no corpo.

A forma mais eficaz de prevenção é a vacina. Contudo, alguns cuidados também devem ser adotados em casa, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, além de não compartilhar objetos com pessoas contaminadas.  Vale também evitar os locais abafados e com muita gente. Quando utilizar transporte coletivo, como ônibus, manter sempre as janelas abertas para o ar circular, mesmo em dias frios. A circulação de ar faz com que diminua a transmissão do vírus.

Alimentação e Nutrição na Prevenção da Influenza

Uma alimentação equilibrada e saudável pode contribuir para o aumento da imunidade, melhorando, desta forma, a defesa do organismo contra a contaminação do vírus da Influenza. Portanto, é necessário o consumo diário de frutas e verduras frescas, ricas em vitamina C (laranja, acerola, couve, etc), alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha fresca, salmão, atum, etc), gengibre, por possuir excelente efeito antiviral, dentre outros.

Também é importante saber, que devem ser evitadas as dietas que impõem a restrição de alimentos, sem a devida orientação profissional, pois isso aumenta a vulnerabilidade do organismo às doenças.

Para mais informações sobre como os idosos podem se prevenir da gripe e as formas de contaminação não deixem de acessar o site: www.aposentados.org. br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.