Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos municípios em que a meta de imunizar ao menos 95% do público-alvo não foi atingida, será prorrogada a imunização

Na terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo. Os pais e responsáveis por crianças de 12 meses a menores de 5 anos têm até esta sexta-feira (21) para levar os meninos e as meninas para vacinar. Isso porque a campanha foi prorrogada nos municípios brasileiros que não atingiram a meta de imunização de 95% do público-alvo.

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, de 6 de agosto até a última sexta-feira (14), foram imunizadas 23.893 crianças contra o sarampo e a paralisia infantil. Isso significa que 91,33% do público-alvo foi vacinado em Londrina. Ao todo, 26.160 mil crianças estão nesta faixa etária na cidade. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS,  Sônia Fernandes, agora será feita uma busca ativa nas cerca de 2 mil crianças que não receberam as doses de reforço.

A vacinação pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), da zona urbana e rural, de forma gratuita. O cidadão pode conferir o horário de atendimento e o endereço da unidade pelo site da Prefeitura de Londrina, no www.londrina.pr.gov.br.  

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, não vacinar todo o público-alvo abre espaço para a reinserção dessas doenças no município. “Fazermos um balanço da vacinação alcançada é frustrante, porque ela ficou abaixo dos 95% esperados por muito pouco, apesar de todos os esforços realizados. Sempre que não se atinge a meta temos mais pessoas suscetíveis à doença e isso nos coloca em um risco maior de reinserção dela”, lamentou.

Até o momento, o Estado do Paraná não registrou nenhum caso positivo de sarampo, assim como Santa Catarina. Porém, em outros estados próximos, como São Paulo e Rio Grande do Sul, já foram notificados casos da doença este ano. É a segunda vez que a campanha é prorrogada este ano. Na tentativa de imunizar o maior número de crianças possível, os profissionais da saúde já visitaram as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina (CMEIs), além de terem aberto as unidades de saúde, no sábado, para o “Dia D” de vacinação.

O sarampo é de fácil transmissão e seu contágio se dá pelo ar, visto que é uma virose de transmissão respiratória. Ela pode atingir tanto crianças quanto adultos. Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, além de mal-estar, e tosse seca e persistente. Já a paralisia infantil é uma doença infecciosa grave, que pode causar paralisia permanente em determinados músculos. Ela não possui tratamento específico e a única maneira de previni-la é com a vacina. No Brasil, o último caso foi registrado em 1990.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.