Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (14), das 8 às 17 horas, as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana de Londrina estarão abertas para receber as mulheres que desejam fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero e o exame clínico das mamas. As meninas de 9 a 13 anos também poderão tomar a vacina contra o Papilomavírus (HPV).

As ações são integradas para conscientizar as mulheres desde a infância sobre a importância da prevenção ao câncer. Isto porque, segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Lilian de Fátima Nellesen, os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostram que o câncer de colo uterino é o terceiro tumor mais frequente nas mulheres e a quarta maior causa de morte entre as brasileiras.

Lilian explicou que a intenção é integrar a campanha de vacinação do HPV e os exames preventivos nas mulheres, porque o cuidado deve começar já na infância. “Ao tomarem a vacina, as meninas estão se prevenindo e, com isso, futuramente, espera-se diminuir a incidência do câncer de colo de útero. Mas o exame preventivo (Papanicolau) sempre será necessário, assim como é importante o uso do preservativo durante as relações sexuais.”

Tanto a vacina quanto os exames preventivos são gratuitos. Para o preventivo e exame clínico das mamas é necessário agendar um horário na UBS mais próxima de sua residência. Para fazer a vacina é necessário levar a carteirinha de vacinação.

Prevenção em números

No ano passado, 9.530 meninas tomaram a primeira dose da vacina e 3.795 a segunda. A terceira dose será aplicada somente a partir de 2019, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Este ano, a expectativa da Secretaria de Saúde é que mais garotas sejam vacinadas, visto que a faixa etária aumentou de 9 a 11 para 9 aos 13 anos. Londrina conta atualmente com 11.132 meninas nesta faixa etária.

Com relação ao Papanicolau, em 2014 foram realizados 23.336 exames entre a faixa etária de 25 a 64 anos (que é considerada faixa de risco) e 11.488 mamografias entre as mulheres de 50 a 69 anos (faixa com maior incidência de câncer de mama). Na cidade há 145.790 mulheres entre 25 a 64 anos e 51.327 entre os 50 aos 69 anos.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.