Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a campanha “Saúde da Família”, ofertando exame preventivo do câncer de colo de útero e solicitação de mamografia, além da realização de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. No próximo sábado (24), será a vez dos moradores das regiões sul e rural irem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para procurar os serviços.

Neste dia, uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará atendendo a população, realizando os testes rápidos, na UBS Guaravera. As unidades estarão abertas das 8 às 14 horas e, além dos exames, a população será orientada sobre as formas de prevenção das doenças, importância dos testes e do diagnóstico precoce e sobre os tratamentos mais adequados.

No mesmo dia, os profissionais farão o acompanhamento das condicionalidades da saúde dos usuários beneficiários do Bolsa Família, que incluem exames pré-natal para as gestantes, assistência pós-parto, vigilância nutricional, atenção às mulheres em idade fértil, assistência ao crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos e a verificação da carteira de vacinação.

Números da campanha - A campanha, que tem como foco o fortalecimento e estímulo à participação das famílias nas ações ofertadas pelo município, iniciou no primeiro sábado de outubro, dia 3, com a abertura das unidades básicas de saúde da região norte e leste. Segundo a gerente de Programas Especiais, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, neste dia foram realizados 288 testes rápidos, que resultaram em 10 casos positivos para sífilis, um inconclusivo para HIV e dois para hepatite C.

No dia 17 a população foi recebida nas UBS das regiões oeste e centro, onde foram realizados 168 testes rápidos, sendo dois positivos para HIV, dois para sífilis e três para hepatite C. Também foram feitas 487 coletas de exames preventivos do câncer de colo de útero, solicitados 288 exames de mamografias e foram acompanhadas 114 beneficiários do Bolsa Família.

“É a primeira vez que fazemos uma campanha com tantas ações acontecendo ao mesmo tempo. O retorno foi positivo, superando nossas expectativas. Foram diagnosticadas doenças, de pessoas que muitas vezes estavam sem sintomas e não imaginavam que estariam doentes”, avaliou Lilian.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.