Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do movimento é conscientizar população sobre os sintomas do Alzheimer e quais os cuidados essenciais com o portador da doença

A Prefeitura de Londrina, através das secretarias municipais do Idoso e da Saúde, participa neste ano da campanha Setembro Lilás, cujo tema é “Não me esqueças”. O movimento, que ocorre em vários países, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a doença de Alzheimer. Em Londrina, estão programadas para o decorrer do mês atividades como palestras, oficinas de artesanato e exibição de filmes, além do V Simpósio Assistência Integral e de Qualidade a Idosos. Com exceção do simpósio, a participação em todos os eventos é gratuita e as atividades são direcionadas ao público em geral. A programação está disponível na página oficial do evento: www.facebook.com/setembrolilas.

De acordo com a secretária do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso, a parceria entre secretarias municipais e estaduais, instituições acadêmicas, e grupos da sociedade civil mostra a relevância do tema e a importância de divulgar informações sobre a doença. “A campanha pretende mostrar que o Alzheimer está presente no dia a dia de muitas pessoas e como essa doença tem se manifestado cada vez mais devido ao aumento da taxa de idosos na população. É preciso saber quais são os sintomas, que cuidados devem ser tomados, como ajudar e como contribuir para a qualidade de vida do portador”, explicou.

Como parte da programação do Setembro Lilás, a Secretaria de Saúde irá promover algumas oficinas-palestras. A assistente social e gerontóloga da Saúde, Liz Clara Campos, explicou que a doença é uma questão de saúde pública, portanto há um trabalho desenvolvido na Policlínica com os portadores e seus cuidadores. “Temos o Grupo de Cuidados de Idosos, um trabalho de suporte feito com os familiares do paciente e o grupo Memória e Comunicação, voltado ao portador de Alzheimer. Além de orientar, refletir e informar os familiares, estimulamos e desenvolvemos algumas habilidades no idoso com a doença.”

Para a enfermeira docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), integrante do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (GESEN) que coordena a campanha na cidade, Mara Solange Gomes Dellaroza, a divulgação e o conhecimento sobre Alzheimer são essenciais para um rápido diagnóstico e tratamento. Ela afirma que sinais como perda frequente de memória, e esquecimentos repetitivos que prejudiquem a rotina da pessoa devem ser verificados o quanto antes. “Qualquer profissional da área da saúde pode fazer uma avaliação inicial e se houver alguma suspeita ou alteração nos exames e testes, o paciente é encaminhado para especialistas, que pode ser um geriatra, neurologista, ou outro profissional da área de saúde mental”, orientou.

As oficinas e palestras da campanha têm vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelos telefones (43) 3337-8826 e (43) 3347-8714.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.