Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aberto à comunidade, na ação serão abordadas questões sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Para conversar com as mulheres que frequentam a Casa da Mulher sobre uma das doenças que mais matam brasileiras, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a palestra “Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama”. O encontro será na próxima quinta-feira (25), às 14 horas, na sede da Casa da Mulher, que fica na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Higienópolis.

O objetivo é conversar com as mulheres que frequentam a Casa da Mulher e a comunidade interessada em aprender mais sobre o assunto. Será apresentado ao grupo informações sobre a definição da Campanha Outubro Rosa, como e onde ela surgiu, o motivo de sua implantação, as estatísticas da doença, as medidas de prevenção ao câncer de mama, as formas de tratamento, o diagnóstico, quem são as pessoas mais suscetíveis à doença e também tirar dúvidas. Os interessados em participar podem telefonar para a Casa da Mulher e garantir sua vaga pelo (43) 3378-0111.

A ministrante da atividade será a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Guanabara e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf 1), Lucimar Vieira Tokano Welter. “Diante de tantos casos novos de câncer é muito importante a divulgação da Campanha conhecida como Outubro Rosa. Outubro foi o mês escolhido para promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, e ganhou âmbito mundial proporcionando maior acesso da população ao serviço de saúde reduzindo assim a mortalidade”, explicou.

Em Londrina, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente neste ano, foram notificadas 46 mortes por câncer de mama e 14 decorrentes de câncer de colo de útero. Em 2017, foram registrados, outros 53 óbitos por câncer de mama e 19 por câncer de colo de útero. Atualmente, é recomendado que as mulheres, de 50 a 69 anos, realizem a mamografia, em um intervalo de 2 anos entre um exame e outro, além de fazerem o autoexame diário da mama.

A recomendação para a auto palpação serve para as mulheres de todas as idades. Já o preventivo de câncer de colo de útero deve ser feito por todas as mulheres entre 25 a 59 anos, pelo menos uma vez ao ano, ou a cada 2 anos, se os resultados dos exames estiverem sem alterações.

Sobre a Casa da Mulher

De acordo com a gestora social da Casa da Mulher, Sônia Ulian, uma vez por mês a equipe de profissionais do Nasf realiza uma atividade integrada com a Casa da Mulher. Assim, por meio de parcerias, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realiza várias ações gratuitas, como oficinas, palestras, cursos e outros atendimentos.

Sônia contou que foi organizada a grade de atividades desde o início do ano e sempre foram escolhidas ações diversificadas e de acordo com a temática mensal. “Já trabalhamos a qualidade de vida e os cuidados com a coluna e a postura, os mitos e as verdades sobre a perda e a manutenção do peso, a prevenção do suicídio no Setembro Amarelo e agora no Outubro Rosa falaremos sobre a prevenção do câncer de mama”, afirmou Sônia.

A Casa da Mulher é um espaço para a realização de atividades de caráter formativo, preventivo, terapêutico e profissionalizante, por isso ajuda as mulheres a se capacitarem produtiva e socialmente. Somente de janeiro deste ano até o momento, 1.157 mulheres participaram das atividades disponibilizadas. Ao todo, 78 ações foram desenvolvidas no local, como palestras, cursos, oficinas, atividades de geração de renda e outras. Para isso, o local conta com parcerias com instituições públicas e privadas e com a ajuda de voluntários.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.