Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aberto à comunidade, na ação serão abordadas questões sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Para conversar com as mulheres que frequentam a Casa da Mulher sobre uma das doenças que mais matam brasileiras, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a palestra “Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama”. O encontro será na próxima quinta-feira (25), às 14 horas, na sede da Casa da Mulher, que fica na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Higienópolis.

O objetivo é conversar com as mulheres que frequentam a Casa da Mulher e a comunidade interessada em aprender mais sobre o assunto. Será apresentado ao grupo informações sobre a definição da Campanha Outubro Rosa, como e onde ela surgiu, o motivo de sua implantação, as estatísticas da doença, as medidas de prevenção ao câncer de mama, as formas de tratamento, o diagnóstico, quem são as pessoas mais suscetíveis à doença e também tirar dúvidas. Os interessados em participar podem telefonar para a Casa da Mulher e garantir sua vaga pelo (43) 3378-0111.

A ministrante da atividade será a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Guanabara e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf 1), Lucimar Vieira Tokano Welter. “Diante de tantos casos novos de câncer é muito importante a divulgação da Campanha conhecida como Outubro Rosa. Outubro foi o mês escolhido para promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, e ganhou âmbito mundial proporcionando maior acesso da população ao serviço de saúde reduzindo assim a mortalidade”, explicou.

Em Londrina, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente neste ano, foram notificadas 46 mortes por câncer de mama e 14 decorrentes de câncer de colo de útero. Em 2017, foram registrados, outros 53 óbitos por câncer de mama e 19 por câncer de colo de útero. Atualmente, é recomendado que as mulheres, de 50 a 69 anos, realizem a mamografia, em um intervalo de 2 anos entre um exame e outro, além de fazerem o autoexame diário da mama.

A recomendação para a auto palpação serve para as mulheres de todas as idades. Já o preventivo de câncer de colo de útero deve ser feito por todas as mulheres entre 25 a 59 anos, pelo menos uma vez ao ano, ou a cada 2 anos, se os resultados dos exames estiverem sem alterações.

Sobre a Casa da Mulher

De acordo com a gestora social da Casa da Mulher, Sônia Ulian, uma vez por mês a equipe de profissionais do Nasf realiza uma atividade integrada com a Casa da Mulher. Assim, por meio de parcerias, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realiza várias ações gratuitas, como oficinas, palestras, cursos e outros atendimentos.

Sônia contou que foi organizada a grade de atividades desde o início do ano e sempre foram escolhidas ações diversificadas e de acordo com a temática mensal. “Já trabalhamos a qualidade de vida e os cuidados com a coluna e a postura, os mitos e as verdades sobre a perda e a manutenção do peso, a prevenção do suicídio no Setembro Amarelo e agora no Outubro Rosa falaremos sobre a prevenção do câncer de mama”, afirmou Sônia.

A Casa da Mulher é um espaço para a realização de atividades de caráter formativo, preventivo, terapêutico e profissionalizante, por isso ajuda as mulheres a se capacitarem produtiva e socialmente. Somente de janeiro deste ano até o momento, 1.157 mulheres participaram das atividades disponibilizadas. Ao todo, 78 ações foram desenvolvidas no local, como palestras, cursos, oficinas, atividades de geração de renda e outras. Para isso, o local conta com parcerias com instituições públicas e privadas e com a ajuda de voluntários.

Ana Paula Hedler/NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL