Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Assunto será tema de debate em Londrina, durante a SNCT, na próxima quinta-feira, dia 22; certificados digitais oferecem mais segurança para profissionais e usuários e garante validade jurídica das informações transmitidas

O prontuário médico, que é preenchido manualmente por médicos e enfermeiros, agora pode ser substituído pelo certificado digital - cada vez mais necessário nas trocas de informações em ambientes eletrônicos. A ferramenta poderá ser utilizada por profissionais de diversos segmentos da saúde e será apresentada em Londrina durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC), que acontece em todo o Brasil nesta semana. A realização é do Sebrae/PR e do Grupo Saúde Londrina União Setorial (SALUS), com apoio da Associação Médica de Londrina (AML).

João Claudio Santilli, bioquímico do Laboratório Oswaldo Cruz, em Londrina, e membro do Grupo SALUS, explica que a assinatura digital permite a rastreabilidade, tem validade jurídica e traz mais segurança na emissão dos laudos, que não podem ser alterados. Além disso, segundo Santilli, no segmento de laboratórios, a certificação digital é obrigatória, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o último mês de julho.

“Em Londrina, assim como em todo o Brasil, poucas empresas na área da saúde já adotaram o certificado digital. No entanto, a assinatura digital é uma tendência e a legislação aplicada aos laboratórios deve ser ampliada em breve para os demais segmentos da saúde”, afirma João Santilli.

Na opinião de Edimilson da Silva Garcia, administrador do Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e membro do Grupo SALUS, o sistema irá contribuir ainda para a diminuição de custos. “Temos no HCL 127 mil prontuários, que precisam ser armazenados e digitalizados. O custo para guardar e imprimir esses documentos é alto e será reduzido significativamente com a utilização da certificação digital”, avalia Garcia.

Ele destaca também que a assinatura digital promove mais credibilidade e confiabilidade para laudos e prontuários médicos. “O documento é reconhecido por uma entidade certificadora, que estará zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos hospitais”, frisa.

Subsídio

Para Simone Millan, consultora do Sebrae/PR e membro do Grupo SALUS,  é importante levar para os profissionais da saúde informações sobre a certificação digital para despertar o interesse na adoção da ferramenta. Ela acrescenta que, em Londrina, é possível utilizar os recursos do ISS Tecnológico para viabilizar a implementação da assinatura digital em todos os estabelecimentos da área da saúde.

“A legislação do ISS Tecnológico entrou em vigor em 2010 e é um instrumento de incentivo para modernizar as empresas prestadoras de serviços, tornando-as mais competitiva por meio de aquisições de tecnologia”, esclarece Simone.

O ISS Tecnológico é a isenção do Imposto sobre serviços (ISS) por um período de tempo. Geralmente, o tempo de isenção dura o período da execução do projeto.

A palestra sobre a Certificação Digital será na próxima quinta-feira, dia 22, às 19 horas, na sede da AML, que fica na Avenida Harry Prochet, nº 1.055.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.