Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinco cirurgias para reestabelecimento da audição serão realizadas no próximo final de semana – sexta-feira, 5 e sábado, 6 de agosto – no Hospital Otocentro, em Londrina, com a equipe presidida pelo Dr. Koki Katahara e com o cirurgião curitibano, Dr. André Ataíde. “Será um mutirão de cirurgias, pois aguardávamos a liberação da ANS – Agência Nacional de Saúde – das próteses cirúrgicas semi-implantáveis (BAHA) para realizarmos as cirurgias nos nossos pacientes. E haverá outra paciente que passará pela cirurgia de implante coclear”, diz Dr. Koki Takahara, diretor do hospital e cirurgião há mais de 30 anos, em Londrina.

Os cinco pacientes têm idades diferentes – há uma pré-adolescente de 11 anos de idade entre eles – e perdas auditivas de causas diversas. “São pacientes que estão conosco já há um tempo e todos aguardam pelas suas cirurgias que acontecerão no próximo final de semana”, diz ele.

Entre os casos, há uma paciente que perdeu a audição aos 40 anos, outro que teve catapora e a infecção que apareceu depois da doença acabou por perfurar seu tímpano e uma com má formação de orelha. E todos terão seus aparelhos ativados em datas diferentes.

“No caso da prótese semi-implantável Baha, a ativação só acontecerá quando houver a ósteo-instegração do pino de titânio que é colocado cirurgicamente no osso mastoide, próximo ao ouvido e essa ósteo-integração vai depender de cada paciente. Já a ativação do implante coclear, que tem uma parte implantada e outra externa, acontecerá 30 dias após a cirurgia”, explica Dr. André Ataíde, cirurgião que participará da cirurgia e ministrará uma aula sobre as técnicas cirúrgicas no final da sexta-feira.

Aula para otorrinolaringologistas

As cirurgias serão transmitidas ao vivo para otorrinolaringologistas de Londrina e região inscritos no evento  no auditório do hospital. “Depois da última cirurgia da sexta-feira, o Dr. André ministrará uma palestra sobre Perdas Auditivas e Soluções Implantáveis e haverá um horário para discussão e dúvidas dos participantes. No sábado, acontecerá as duas cirurgias restantes. Esse mutirão pró restabelecimento da audição é inédito em nosso estado”, finaliza Dr. Kitahara.

O Hospital Otocentro fica na  Rua Martin Luther King, 365, Lago Parque, telefone (43) 3322-2996.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.