Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao longo da pandemia, o Norte paranaense foi equipado com 654 novos leitos exclusivos de Covid-19. Destes, são 240 leitos de UTI e 404 de enfermaria adulto. Também foram incorporados à rede de atendimento hospitalar 5 leitos de UTI e 5 de enfermaria pediátrica. Os dados englobam os leitos abertos de março de 2020 até quarta-feira (10).

Logo no início da pandemia, em abril de 2020, o Hospital Regional do Norte Pioneiro teve sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativada com 10 novos leitos UTI, além de receber o reforço de oito novas enfermarias para o atendimento emergencial. O complexo localizado em Santo Antônio da Platina é considerado estratégico no combate à doença. Posteriormente, a cidade recebeu mais 5 leitos UTI e 1 enfermaria, totalizando 15 novas UTIs e 9 novas enfermarias na cidade.

Em junho, foi inaugurada uma das principais ações do Estado para aumentar a capacidade de atendimento hospitalar: o Hospital Regional de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. O centro médico, que seria inicialmente inaugurado apenas em dezembro, foi antecipado para proporcionar o atendimento a novos casos de Covid-19 na região. Desde então, a cidade já recebeu 26 UTIs e 48 novas enfermarias.

Em julho foi vez do Hospital Universitário de Londrina receber reforço. O HU, vinculado à Universidade Estadual de Londrina, passou de 48 para 80 leitos UTI, e de 96 para 121 leitos de enfermarias. Ao todo, o investimento do Governo do Estado no local foi de aproximadamente R$ 28 milhões. O complexo funciona como Hospital de Retaguarda Covid-19 para 97 municípios da região. Posteriormente, a estrutura dará lugar à maternidade do HU.

“A macrorregião Norte tem Londrina como polo, mas muitos municípios precisavam de reforço na estrutura de atendimento. Tivemos isso como prioridade desde o começo da pandemia, dentro da regionalização de saúde que queremos para o Estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Abrimos mais leitos em um ano do que o Paraná abriu nos últimos 30. É resultado de um esforço coletivo com as prefeituras, a sociedade e a iniciativa privada”.

Também foram ativadas 50 UTIs e 40 enfermarias em Arapongas; 20 UTIs e 45 enfermarias em Apucarana, sendo 5 pediátricas; 15 UTIs e 16 enfermarias em Cornélio Procópio; 5 UTIs e 10 enfermarias em Bandeirantes; 1 leito de UTI e 10 de enfermaria em Jacarezinho; 20 enfermarias em Rolândia; e 15 enfermarias em Santa Mariana.

Foram 3.938 leitos exclusivos Covid-19 ativados no Paraná desde março de 2020 até março de 2021. Dentre eles, são 1.547 leitos de UTI e 2.335 de enfermaria adulto, além de 22 leitos de UTI e 34 de enfermaria pediátrica.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios