Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Estadual de Saúde alerta para que as pessoas redobrem a atenção com a gripe. As baixas temperaturas que ocorreram no Paraná neste mês, fazem com que a gripe seja mais facilmente disseminada. 

“No inverno as pessoas mantêm os ambientes mais fechados, sem muita circulação de ar. Além disso, não ter cuidados básicos, como proteger a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e usar sempre o álcool gel, faz com que o vírus da gripe se espalhe com mais facilidade”, afirma o coordenador estadual de imunização, João Luís Crivellaro. “A população, especialmente os grupos de risco, deve estar alerta. Acima de tudo, quem ainda não se imunizou deve tomar a vacina”, diz Crivellaro. 

BALANÇO - Do início do ano até a última sexta-feira (26) o Paraná já registrou 86 notificação por influenza e seis mortes. Entre os óbitos, quatro ocorreram entre fevereiro e março deste ano. As vítimas eram idosos e já possuíam outras comorbidades como cardiopatia, diabetes e problemas neurológicos. 

Neste ano, não houve no Paraná nenhum registro de notificação ou óbito causado por H1N1. Cinco das seis mortes ocorreram em decorrência da influenza A (H3) e uma pela influenza B. 

VACINA – A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o estado até o dia 9 de junho. O público alvo com direito à vacina gratuita pelo SUS são crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde e professores públicos e privados em atividade. 

PARANÁ - O Paraná já vacinou 84,38% do público prioritário, o equivalente a 2,52 milhões de doses aplicadas. Crianças e gestantes ainda são os que menos receberam a imunização, com 88,10% e 67,79% do público vacinado, respectivamente. A meta do estado é chegar a, pelo menos, 90% do público imunizado. 

Para receber a dose, quem faz parte do público alvo deve ir à unidade de saúde básica mais próxima. A campanha abrange todos os 399 municípios do Estado.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.