Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O diagnóstico realizado pela Comissão de Seguridade Social do Legislativo durante o primeiro semestre deste ano sobre as condições de atendimento oferecidas à população pela rede municipal de Saúde, será apresentado durante audiência pública hoje (20/8), a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores. Foram convidados para o debate os gerentes, coordenadores de enfermagem e corpo clínico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidade municipal;conselheiros municipais além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Comissão, Gustavo Richa (PHS) conta que o grupo composto também pelos vereadores Tio Douglas (PTB) e Vilson Bittencourt (PSL) visitou 52 UBSs e cinco UPAs, entre outras estruturas municipais. As informações colhidas durante este trabalho serão apresentadas na audiência pública, oportunidade na qual os vereadores esperam receber novas sugestões, além de definir qual será encaminhamento do relatório final que aponta as principais deficiências do sistema municipal de saúde. Além da coleta testemunhal, o diagnóstico foi registrado em fotos e vídeo, material que está sendo organizado para apresentação durante o evento desta quarta-feira e entrega posterior ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e ao secretário municipal, Mohamad El Kadri.

“Convidamos para esta audiência também o Ministério Público, a diretoria dos sindicatos e associações que representam os médicos e enfermeiros, e os membros da Pastoral de Saúde. Além de debater os problemas, queremos eleger um representante de cada região da cidade, inclusive da zona rural, para nos acompanharem na entrega do relatório final ao prefeito e ao secretário” explicou Gustavo Richa.

Diálogo - De acordo com Gustavo Richa o objetivo da Comissão de Seguridade é abrir um canal de comunicação com o Executivo para apresentação das reivindicações na área, exercendo assim o papel fiscalizador do Legislativo. “Com o levantamento da realidade, poderemos auxiliar o Executivo na defesa de medidas que melhorem o atendimento à população na área da Saúde. Sabemos que os avanços dependem da capacidade orçamentária do município”, afirmou o vereador.

O vereador Tio Douglas, vice-presidente da Comissão, avalia que os mais de quinhentos pedidos de providências encaminhados ao Executivo por conta das visitas realizadas, já resultaram em pequenas mudanças na estrutura das UBSs, como também no investimento em segurança para atender servidores e usuários das unidades da vila Brasil e do jardim Leonor. “Depois da nossa intervenção, a Guarda Municipal reforçou a segurança nestas duas unidades. Sabemos que devemos melhorar muito e a nossa luta só começou. Mas com apoio do Executivo esperamos fazer de Londrina uma referência na área de saúde pública para o Brasil”, disse Douglas.

O vereador Vilson Bittencourt, membro da Comissão da Seguridade, também aposta na contribuição dos vereadores para que a Prefeitura de Londrina possa melhorar as condições de atendimento à população. “O objetivo final do nosso trabalho – como também da administração municipal - é oferecer ao cidadão londrinense saúde pública de qualidade”, afirmou Bittencourt. A audiência pública desta quarta-feira é aberta à participação da comunidade com transmissão online no endereço www.cml.pr.gov.br.

Assessoria de Comunicação da CML 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.