Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue vai realizar na próxima sexta-feira (25), às 9 horas, uma reunião para debater as estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e as ações que a Prefeitura tem realizado na área. O encontro será no auditório do Sindicado dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), situado à Rua Bélgica, 821.

Os participantes vão apresentar a atualização dos números de casos da doença, os resultados dos trabalhos educativos e de mutirões que vêm sendo desenvolvidos. Além disso, cada membro titular do comitê deverá apresentar um plano de ações programado dentro de seu território institucional.

A gerente de Vigilância Ambiental, Diana da Silva Martins, explicou que nessas reuniões são feitas avaliações e prestações de contas sobre o combate à dengue. “É o momento em que nos reunimos e podemos contar com a participação dos conselhos e de várias secretarias, que nos ajudam e que trocam informações sobre o assunto”.

Na última reunião do comitê, os técnicos decidiram pela realização do mutirão, que está acontecendo desde segunda-feira (21) e segue até o dia 2 de outubro, com o objetivo de reduzir as notificações de casos positivos e a realizar a remoção de todos os tipos de criadouros que possam acumular água.

Ações da Prefeitura - O município acompanha a situação da dengue na cidade através de dois parâmetros que são o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que informa a quantidade de imóveis na cidade em que foi encontrado foco positivo do mosquito, e o Índice de Breteau, que mede a quantidade de focos encontrados dentro de cada imóvel. Em Londrina, o Índice de Breteau foi 1,8% e o Índice de Infestação do Aedes foi de 1,6%, o que sinaliza situação de alerta.

O último levantamento mostrou que 38,8% dos depósitos do transmissor da dengue foi encontrado nos pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais e objetos que são facilmente removíveis e que acumulam água; juntamente com esses estão os materiais recicláveis inservíveis, como potes de plásticos estragados ou misturados com rejeitos.

Cuidados que a população deve tomar - Para combater a proliferação da doença é importante que a pessoa com suspeita de dengue procure uma Unidade Básica de Saúde e que, caso seja confirmado, evite sair de casa, tome bastante líquido, mantenha o repouso e elimine todos os criadouros do mosquito. O uso de repelentes e inseticidas são indicados às pessoas que não têm alergia a nenhum dos componentes.

Quando há a confirmação de casos de dengue, o setor de Epidemiologia envia uma ficha de notificação para os técnicos da área de Endemias, que avaliam e delimitam o raio de abrangência da pessoa com a doença e, concomitantemente, fazem o bloqueio através da inspeção dos imóveis da área e da operação inseticida. “Todas essas ações são importantíssimas, mas o principal é acabarmos com os criadouros do mosquito, porque dengue é um problema de todos e a solução também”, finalizou Diana.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.