Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O documento serve para orientar os profissionais sobre a importância exclusiva da amamentação nos primeiros meses de vida e repassa outras recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), elaborou uma nota técnica para orientar os serviços de saúde de Londrina a respeito da amamentação e do uso de complementação alimentar em recém-nascidos. A intenção é que o documento auxilie na organização dos serviços de assistência à mulher que amamenta.

O documento serve para orientar os profissionais sobre a importância exclusiva da amamentação nos primeiros meses de vida, visto seu impacto significativo na redução da morbimortalidade infantil. Além disso, com as orientações corretas, as mães tendem a continuar a amamentação depois de retornarem para suas casas.

Por isso, segundo a nota, a orientação é que a amamentação durante a primeira hora de vida do recém-nascido seja incentivada; que haja o aleitamento via livre demanda, sem intervalo e duração definida; que as disfunções motoras e orais que forem apresentadas pelo bebê sejam corrigidas nas primeiras mamadas, entre outras ações.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Lilian Poli de Castro, essas recomendações são importantes e vêm de encontro com aquelas repassadas pelo Ministério da Saúde. O documento foi elaborado durante todo o ano passado, em conjunto com as instituições que fazem parte do Calma. “Percebemos algumas introduções precoces de alimentos e bebidas logo após o nascimento da criança de forma desnecessária, e sentimos a necessidade de repassarmos as recomendações as recomendações aos serviços de saúde e aos profissionais que atendem o trinômio mãe, o bebê e sua família, por isso elaboramos a nota técnica”, disse.

As recomendações da nota foram pactuadas com os serviços e profissionais integrantes do CALMA, sob o n° 001/2016, e está publicada no Jornal Oficial do Município n° 3.168, de 9 de janeiro deste ano. Ela foi distribuída a toda rede municipal de saúde.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.