Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro com a comunidade irá avaliar dados do 4º LIRAa e novas ações contra o Aedes aegypti; Saúde divulgou os números da dengue

O Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina realiza, amanhã (25), uma reunião com a comunidade para debater a situação da dengue no Município, tendo como foco os números do 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O encontro será às 8h30, no auditório do Hospital do Câncer de Londrina, na Rua Lucilla Ballalai, 212, no Jardim Monções. O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, irá participar da atividade.

Na reunião, também serão apresentadas as ações bem-sucedidas que foram desenvolvidas com a sociedade, além das futuras atividades de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. O resultado do último LIRAa, divulgado no dia 18 de novembro, apontou Londrina com índice de infestação de 1,4%, percentual bem abaixo dos 7,9% registrados no mesmo período de 2015.

Segundo Gilberto Martin, haverá uma avaliação sobre as regiões da cidade que estão com índices mais elevados de infestação do Aedes aegypti, para o debate e elaboração de novas estratégias que serão implementadas para evitar o risco de epidemia. “Para manter o controle de infestação do mosquito, o Município e seus parceiros continuarão promovendo ações de educação em saúde e de combate ao Aedes. Acima de tudo, é necessário que a população permaneça mobilizada e siga cuidando de suas residências, quintais e ambientes de trabalho, fazendo a eliminação dos criadouros e o descarte correto de lixo”, frisou.

Foram convidados para participar da reunião ampliada,amanhã (25), entidades de diversos segmentos, incluindo associações e entidades, instituições de ensino, igrejas e grupos de apoio, secretarias, conselhos e órgãos municipais, além de sindicatos e representantes de bairros.

4º LIRAa – Durante o 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado de 7 a 11 de novembro, foram inspecionados 8.969 imóveis de 186 localidades de todas as regiões de Londrina. Ao final das visitas, os agentes do setor de Endemias encontraram 97 localidades com focos e 89 sem o mesmo. Ao todo, foram levadas, às análises laboratoriais, 231 amostras. Destas, em 121 imóveis haviam focos positivos.

Números da dengue - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (23), o resumo semanal com dados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até agora foram registradas 14.476 notificações relativas à doença. Deste total, foram confirmados 5.147 casos e descartados 8.386. Outros 919 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios