Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A intolerância à lactose é uma dificuldade digestiva/absortiva temporária ou definitiva ao leite de vaca e aos derivados. A lactose é um dissacarídeo presente nos leites dos mamíferos, que costumamos chamar “açúcar” do leite.

Essa intolerância acontece pela deficiência ou redução da enzima lactase, que é produzida no intestino delgado, sendo ela responsável por decompor e absorver esse dissacarídeo. Então, a lactose fica intacta no intestino; e como não aconteceu a absorção, aumenta assim o transito intestinal e ocorre também a fermentação das bactérias presentes no cólon. Daí, vem as principais queixas da pessoa: dor abdominal, náusea, distensão intestinal, diarreia, ruídos, flatulência, sensação de plenitude gástrica (empachamento) e outras manifestações clínicas.

O diagnóstico é feito pelo médico por meio de exames laboratoriais e da história clínica do paciente. Segundo os especialistas, a intolerância se classifica em três tipos:

Intolerância à lactose primária: é mais comum desenvolver em pessoas adultas.

Intolerância secundária: consequência de alguma doença como crhon, doença celíaca, diarreia causada por gastroenterites e outras.

Intolerância congênita: quando já nasce com ela.

Agora que descobri a intolerância, como devo me alimentar?

A dieta para a intolerância consiste em excluir ou diminuir os alimentos que contêm lactose: leite, creme de leite, leite condensado e leite em pó. Uma coisa importante é ficar atento aos rótulos dos alimentos, pois se tiver soro de leite e sólidos de leite, é bom evitá-los.

No mais, a dieta e a vida seguem normalmente! Quem já está acostumado a comer frutas, verduras e legumes, continuem a comê-los. Quem não tem o hábito de ingerir esses alimentos, é bom adicioná-los ao dia a dia, pois são ricos em nutrientes, principalmente cálcio, que é uma preocupação quando se tira o leite e seus derivados.

– Pra você que gosta de bolos, cujas receitas vão leite, pode substituir por leite de coco, que vai ficar uma delícia!;

– Prefira os sorvetes de frutas;

– E pra quem quer continuar a comer os alimentos normalmente, a indústria farmacêutica criou a suplementação de lactase, uma ajuda para quando estiver fora de casa ou quando for a uma festa. Há suplementação em sachês e cápsulas. A quantidade vai depender do grau da intolerância, e quem vai dizer isso é o seu médico.

Mesmo com a intolerância à lactose é possível levar uma vida saudável e equilibrada.

Michele Barros é membro da Comunidade Canção Nova. Nutricionista, atua no Posto Médico Padre Pio.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.