Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 11ª Conferência Estadual de Saúde, que reunirá 1.216 delegados e delegadas, dos quais 50% são de usuários, 25% de trabalhadores das diversas categorias da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços do SUS, será realizada de 18 a 20 de agosto no Expo Unimed, em Curitiba, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

A Conferência Estadual, cujo tema será “Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses”, terá como eixos a Consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Paraná; Fortalecimento do Controle Social na Saúde; Participação do Cidadão na Promoção da sua Saúde; e Financiamento, Democratização e Qualidade da Gestão Pública em Saúde.

O evento tem como objetivo avaliar a situação da Saúde no Paraná; formular e aprovar propostas, fixar e avaliar as diretrizes gerais da Política Estadual de Saúde, enquanto políticas públicas; eleger e homologar as instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Gestão 2016 a 2019; eleger delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) a ser realizada, de 23 a 26 de novembro próximo em Brasília. Também irá aprovar as propostas estaduais originadas nas conferências municipais para serem encaminhadas à 15ª CNS.

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), como já destacou sua presidente, a Enfermeira Simone Peruzzo, tem desenvolvido várias atividades, inclusive, em parceria com a ABEn-PR na realização da Semana Integrada de Enfermagem, que reuniu 4,5 mil profissionais e estudantes de Enfermagem, em várias cidades paranaenses, para discutir o tema da Conferência Nacional de Saúde. Ou seja, como os trabalhadores da Enfermagem precisam se organizar para “cuidar bem das pessoas” e obterem a valorização e visibilidade profissional, buscando interação com a sociedade em ações que ressaltem o direito à saúde e em defesa do SUS.

Segundo a presidente do Coren/PR, as ações realizadas pela Autarquia têm também o intuito de contribuir para o aprimoramento das questões a serem debatidas na Conferência Nacional, cujo tema será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”.

Por isso, durante a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, serão debatidas questões que compõem o eixo temático do evento, como  Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde: Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS, e Reformas democráticas e populares do Estado.

Regulamento e programação da Conferência Estadual estão no site http://www.conselho.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=245

Informações sobre a 15ª Conferência Nacional podem ser encontradas  no site http://www.conselho.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Conferencias/15_CNS/regimento_15_cns.pdf

Asimp/Coren

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.