Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” é o tema central da 15ª Conferência Nacional da Saúde 2015 (CNS 2015), que será realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. Está prevista a participação de 4.320 pessoas, das quais 3.248 são delegados dos segmentos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, prestadores de serviço e gestores de saúde, 974 convidados e 98 participantes livres. O Paraná irá participar com 140 representantes desses setores.

Durante a realização da 15ª CNS serão debatidas diversas questões, como Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde: Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS, e Reformas democráticas e populares do Estado.

“A Conferência Nacional da Saúde é o espaço apropriado para o debate e  deliberação do SUS que queremos: universal e de qualidade”, diz a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Simone Peruzzo. Ela acrescenta que, durante o evento  também serão abordadas as condições de trabalho a que são submetidos os profissionais de Enfermagem, maior força de trabalho do SUS.

“A pesquisa que traçou o Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), deixa “evidente o quadro de precarização da profissão, com baixíssimos salários, jornadas exaustivas, e a invisibilidade social da categoria, entre outros indicadores”, acrescentou Simone. A pesquisa, que foi lançada nacionalmente em maio deste ano e, no Paraná, em agosto, tem por objetivo não só mostrar a situação da Enfermagem, mas principalmente transformar essa realidade.

SERVIÇO:

Informações sobre a 15ª Conferência Nacional podem ser encontradas  no site http://www.conselho.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Conferencias/15_CNS/regimento_15_cns.pdf

Asimp/Coren/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.