Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tamarana tem caso confirmado de gripe H1N1; vacinação contra doença seguirá até esta sexta-feira (31)

Tamarana teve ontem (29) a confirmação do primeiro caso registrado em 2019 de gripe transmitida pelo vírus H1N1. Trata-se de uma mulher de 37 anos, sem comorbidades (que são doenças que podem potencializar o agravamento de determinado quadro de saúde). A paciente, conforme a Secretaria municipal de Saúde, se encontra em estado crítico e, atualmente, está internada em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) de Londrina.

A secretaria ressalta para a população em geral que há uma série de medidas simples para se prevenir contra a H1N1 – que também é conhecida como Influenza A ou gripe suína. Entre elas, lavar bem (e frequentemente) as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe está marcada para terminar nesta sexta-feira (31). "Tem grupos que a gente ainda precisa ter uma quantidade mais adequada de pessoas vacinadas. Um deles é o das comorbidades, que são pacientes com doenças como diabetes e hipertensão", exemplificou o diretor de Ação em Saúde de Tamarana, Leandro Feronato.

"Temos feito tudo que está ao nosso alcance, inclusive com vacinação em domicílio para aqueles que precisam. A população deve se conscientizar que a Influenza mata", salientou Feronato.

Também fazem parte do público-alvo da campanha as crianças de seis meses a menos de seis anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que passam pelo período de até 45 dias após o parto), indígenas a partir de seis meses de idade, pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e os professores.

Em Tamarana, as unidades de saúde do Centro (Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar a vacinação. Os quatro postos de atendimento da zona rural têm a vacina à disposição durante os dias em que há consulta com médico. Para se imunizar, basta apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.