Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tomaram posse nesta quinta-feira (25), em Curitiba, os 72 conselheiros e suplentes que farão parte do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR) nos próximos quatro anos. Também foi eleita a nova mesa diretora do fórum, responsável pela proposição de políticas públicas e fiscalização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. 

Já a partir desta quinta, a presidência fica a cargo de Zuleide Bezerra Dalla Costa, indicada pela Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar). Zuleide, que representa o segmento dos prestadores de serviços da rede pública de Saúde, foi eleita por unanimidade. 

Ela afirma que sua gestão à frente do Conselho será de integração entre as entidades. “Nossa chapa contempla todos os segmentos do conselho e valoriza também as diversas regiões do Estado. Desta forma, queremos conduzir os trabalhos no sentido de favorecer o debate e buscar sempre o que for melhor para a população”, enfatizou. 

Zuleide ressalta que dará continuidade ao trabalho do ex-presidente Antônio Garcez Novaes Neto, visando o fortalecimento dos conselhos municipais de saúde. Neto continua no CES-PR, agora como representante titular do segmento dos gestores. 

“Foram dois anos de muita luta em prol da construção de um SUS mais acessível e de qualidade. Com diálogo e respeito com todas as entidades, conseguimos avançar em diversas áreas e hoje podemos dizer que temos um dos conselhos estaduais mais organizados do País”, destacou o ex-presidente. 

Completam a mesa diretora da gestão 2016-2019 Nilson Hideki Nishida (1º vice-presidente), Livaldo Bento (2º vice-presidente), Cleide Aparecida de Oliveira (3ª vice-presidente), Marcelo Hagebock Guimarães (1º secretário), Maria Elvira de Araújo (2ª secretária), Amaury César Alexandrino (1º tesoureiro), Acir Ribeiro de Queiroz (2º tesoureiro). 

A novidade da nova composição do conselho é a inclusão do Instituto Humsol, entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas ao cumprimento dos Objetivos do Milênio. O grupo se destaca por trabalhos na área da prevenção e combate ao câncer de mama. 

Neste ano, quem deixa o Conselho Estadual da Saúde com o sentimento de missão cumprida é Antônio Pitol, que milita há 20 anos em fóruns de discussão de políticas públicas de saúde. Pitol ocupará uma das vagas do Paraná no Conselho Nacional de Saúde. 

“Cada reunião, cada debate é sempre um aprendizado. Por isso, é preciso dar a devida importância a esse tipo de espaço, que é onde o usuário do SUS tem voz ativa e pode contribuir na luta por um SUS melhor”, disse. 

Durante a solenidade de certificação dos conselheiros da gestão 2012-2015, o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, destacou o trabalho desenvolvido pelo CES-PR nos últimos anos. “Fizemos questão de submeter todos os nossos programas estratégicos à aprovação do conselho e as sugestões recebidas foram essenciais para o sucesso dessas políticas, como é o caso da Rede Mãe Paranaense, exemplo para o País”, declarou. 

Sezifredo disse ainda que o Estado continuará sendo parceiro dos conselhos de saúde, pois entende que é necessário incentivar cada vez mais a participação da população no processo de melhoria do SUS. 

“Nesta semana repassamos R$ 2,4 milhões a 393 conselhos municipais de saúde com a intenção de apoiar o custeio das atividades. No próximo mês, destinaremos mais R$ 1 milhão para investimentos nesta área. Trata-se de uma iniciativa inédita no Paraná”, informa. 

Através da Escola de Saúde Pública do Paraná, o Estado também apoia a capacitação dos conselheiros e secretários executivos dos conselhos municipais de saúde. Os cursos são realizados de forma regional e tratam sobre temas importantes para o desempenho das funções de um conselheiro. 

Desde 2014, dez regionais de saúde foram contempladas e mais de 700 alunos já foram diplomados. Neste ano, o curso será oferecido nas 12 regiões de saúde restantes. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.