Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sebrae/PR oferece orientação aos empresários que pretendem apostar nesse nicho de mercado e fortalecer o polo da saúde na cidade

No Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos vem crescendo mais que a média mundial. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, elas representem 18,6% do total de habitantes. No Paraná, o número, que hoje é de 13,6%, será ainda maior que o do país, de 20,9%.  As estatísticas indicam mudanças urgentes em políticas públicas, mas também revelam um novo nicho de mercado a ser explorado: a atenção e o atendimento aos idosos. O Sebrae/PR oferece suporte e orientação aos empresários que pretendem apostar nesse segmento e fortalecer o polo da saúde em Londrina.

A consultora e gestora do projeto setorial de Saúde do Sebrae/PR, Simone Millan, afirma que, hoje, os idosos já demandam por atividades ligadas à prevenção de doenças, lazer e bem-estar. “Logo, os hospitais não darão conta de atender a esse público sozinhos, o que abre espaço para negócios na área de home care [assistência domiciliar, em português]”, exemplifica. Mas não é só isso. Há uma variedade enorme de serviços que podem ser oferecidos para suprir as necessidades dessa população.

Há dois anos, o médico cirurgião vascular, Rogério Sakuma, realizou o sonho de trabalhar pela desospitalização. Ele dirige uma empresa de atendimento domiciliar em Londrina e, com uma equipe multiprofissional, oferece serviços como a internação domiciliar, cuidados paliativos, gerenciamento de pacientes crônicos, terapias endovenosas, entre outros. O objetivo é levar a qualidade assistencial dos grandes hospitais para a casa do paciente e, com isso, reduzir custos e superlotação no sistema de saúde e riscos de infecções. “Hoje, a maioria das pessoas contrata cuidadores, mas muitos deles não são especializados e não possuem vínculo empregatício e assistência médica para oferecer o suporte necessário”, afirma. Apesar de ainda pouco divulgado, o serviço de home care só tende a crescer no país, na opinião do médico.

As enfermeiras responsáveis por uma clínica de hospedagem permanente, temporária, diária e creche para idosos, que existe há 30 anos em Londrina, Fátima Freitas e Marly Bilibio, contam já terem percebido o crescimento da demanda pelos serviços e atividades oferecidas a esse público. “Consideramos que o nosso serviço de apoio ao idoso é de extrema importância para Londrina. Mais do que cuidados, oferecemos um ambiente aconchegante e, acima de tudo, seguro, com acompanhamento de enfermagem em tempo integral e cuidados profissionais de uma equipe multidisciplinar”, completa Fátima. 

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.