Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Estadual da Saúde incentiva empresas públicas e privadas a implantarem Salas de Apoio à Amamentação. Para isso, o Estado está capacitando tutores para sensibilizar as empresas.

“Nestas salas, a mulher tem privacidade e segurança no momento de retirar o leite. Com o armazenamento adequado, o alimento pode ser oferecido posteriormente à criança”, explica a chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Shunaida Namie Sonobe.

A indicação é baseada na recomendação de que a criança não receba nenhum outro alimento ou bebida além do leite humano até os seis meses de vida. “A amamentação diminui o risco de doenças crônicas, estimula o desenvolvimento da inteligência, além da função de estreitar os vínculos entre mãe e bebê”, reforça Shunaida.

As empresas também são incentivadas a oferecer licença-maternidade durante seis meses e creches mais próximas ao trabalho. Mães com licenças de quatro meses têm o direito assegurado por lei de serem dispensadas do trabalho por meia, hora duas vezes ao dia, para amamentar até o sexto mês de vida do bebê.

Copel

O número de empresas que garantem essa opção para que as colaboradoras amamentem no ambiente de trabalho vem aumentando no Paraná. Nesta semana, por exemplo, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) inaugurou a primeira Sala de Apoio à Amamentação da instituição, em Curitiba.

De acordo com o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, a empresa também já garante apoio às mães com auxílio-maternidade de seis meses. “Esta é só a primeira sala. Vamos expandir o projeto para outros polos da companhia nas grandes cidades ou ter unidades de apoio em conjunto com outras empresas nos municípios menores”, afirmou.

As colaboradoras aprovaram a iniciativa. “Com essa sala terei como retirar e armazenar o leite, e ainda manter a qualidade, para que meu bebê possa ser alimentado depois”, diz Cíntia Vecchia.

“Esta sala incentiva as mães a continuar amamentado também depois dos seis meses. E também é uma oportunidade para as mães que têm bastante leite doarem”, comenta a funcionária, Evelyn Prussak.

O espaço foi certificado pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Ministério da Saúde de acordo com as normas estabelecidas. Esta é a terceira empresa que recebe a certificação dentro da 2ª Regional Metropolitana de Saúde, que compreende os municípios da região da Capital.

“O Paraná é um dos estados que têm o maior número de certificações de salas no Brasil. Abraçamos o projeto e estamos incentivando cada vez mais empresas a receberem o certificado”, conta o diretor da 2ª Regional de Saúde, Helder Lazarotto.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.