Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é que elas aprendam, desde cedo, como evitar a proliferação do mosquito e transmitam isso aos pais e outros familiares

Nesta segunda-feira (10), das 9 às 11 horas, a Coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma palestra e exposição sobre o Aedes aegypti, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Quesada Ortega. O local fica na Rua José Varga, 250, Jardim Eucaliptos.

Participarão da atividade mais de 60 crianças, com idade entre 2 e 5 anos. Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, como são crianças pequenas, as informações na palestra serão passadas de forma lúdida. “Os alunos assistirão a um vídeo da Turma da Mônica, que aborda a importância de não jogar lixos nas ruas, e outro que mostra os sintomas das doenças”, contou.

O objetivo é que as crianças aprendam, desde cedo, como evitar a proliferação do Aedes, causador de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Os estudantes também terão a oportunidade de conhecer o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado.

Para tornar a atividade ainda mais lúdica, serão levados materiais que simbolizam alguns criadouros do mosquito, como tampinhas, garrafas e sacos plásticos. De acordo com Lucimara, esta é uma etapa preparatória para uma prática que acontecerá com as crianças, na quinta-feira (13). A partir das 9 horas, elas participarão de um Mutirão de Limpeza, no entorno do CMEI, para fazer o reconhecimento do que aprenderam na atividade teórica.

Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.