Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é falar sobre sobre o assunto para marcar Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), vai realizar nesta sexta-feira (27), das 8h às 12h, uma ação de conscientização sobre hepatites virais. A atividade acontecerá no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que fica na Rua Dib Libos, 25, esquina com Avenida Celso Garcia Cid.

A intenção é conversar com as pessoas que se encontram em situação de rua e que são atendidas no Centro POP sobre as hepatites virais, seus sintomas, formas de infecção, diagnóstico e tratamento. A expectativa é que cerca de 100 pessoas possam ser atendidas. Aqueles que desejarem também poderão fazer um teste rápido para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Todos que participarem da atividade receberão um kit com informativo, preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante.

Segundo a coordenadora municipal do centro de IST/HIV/AIDS, Hepatites B e C e Tuberculose, Elizabeth Shibayama, a intenção é realizar ações que falem sobre as hepatites virais e marquem o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. “Tem muitas pessoas portadoras da doença e que não sabem disso, porque as hepatites virais são silenciosas e nem sempre apresentam sintomas. Quanto antes forem diagnosticadas, mais cedo poderão ser tratadas e não terá o perigo da transmissão por desconhecimento da doença”, frisou.

Ação no sábado

Para a população que desejar fazer o teste rápido, no sábado (28), das 8h às 14h, o CTA estará aberto com reforço no atendimento. Aqueles que participarem da ação também receberão um kit com preservativo e informações sobre as doenças. Espera-se a presença de mais de 100 pessoas. O Centro fica na Alameda Manoel Ribas, nº 01 e o teste é gratuito.

As hepatites virais são comuns, no Brasil. Elas são as causadas pelos vírus A, B e C, sendo os dois últimos os mais frequentes. São doenças que nem sempre apresentam sintomas e frequentemente se transmitem por meio de contato com sangue contaminado e sexo sem proteção. O tipo A transmite-se por contágio fecal-oral, ou seja, por falta de saneamento básico ou alimentos e bebidas contaminadas.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue, podendo ser pelo teste rápido ou por hemograma completo. Em Londrina, os testes rápidos são ofertados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No CTA, eles são realizados sem a necessidade de agendamento prévio, de segunda a quinta-feira, às 8 horas ou às 10 horas. Porém nas UBS é preciso agendar o horário. Não é necessário estar em jejum para realizar os exames, mas é preciso apresentar documento de identificação com foto.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.