Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) realiza cursos para formação inicial de agentes de combate às endemias dos municípios. A capacitação é destinada a profissionais que estão ingressando ou já atuam na área, que envolve o combate à dengue e outras doenças transmitidas por vetores. 

Atualmente, tem curso nas regiões de Londrina e Apucarana, com 26 turmas e mais de 650 alunos. As primeiras turmas foram iniciadas neste mês de julho e são realizadas em horários flexíveis, de acordo com a disponibilidade dos alunos. 

COMO SOLICITAR - As prefeituras municipais interessadas na capacitação de seus servidores devem solicitar a abertura de novas turmas em uma das 22 sedes regionais da Secretaria Estadual da Saúde. “A partir da demanda apresentada pelos municípios, planejamos de que forma as turmas podem ser organizadas e damos encaminhamento a todo o processo para o financiamento do curso”, explicou a diretora da ESPP, Célia Regina Rodrigues Gil. 

O programa do curso prevê aulas presenciais teóricas e práticas com carga horária total de 400 horas. Ele é divido em três módulos que abordam, ao longo de seis meses, temas relacionados às competências do profissional, organização do Sistema Único de Saúde, papel do setor de vigilância em saúde e integração do trabalho com os agentes comunitários de saúde. 

FUNÇÃO – Os agentes de endemias ajudam na prevenção de diversas doenças, orientando a população e vistoriando residências, depósitos, estabelecimentos comerciais e qualquer outro local que possa oferecer risco à saúde pública. 

No combate à dengue, os agentes de endemias realizam o trabalho de campo, visitando casa a casa em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypi. Eles também são responsáveis por levantar informações sobre o número de focos encontrados em cada bairro, o que subsidia as ações dos gestores para intensificar o enfrentamento da doença.

Agência de Notícias PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.