Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a abertura das unidades de saúde no sábado, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu atingir quase 50% do público-alvo da campanha

No último sábado (18), mais de 6.600 crianças foram imunizadas contra o vírus do sarampo e a paralisia infantil durante o “Dia D” da campanha nacional. Somadas todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, foram imunizadas 6.613 crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a Poliomielite e distribuídas 6.746 doses contra o sarampo. Além disso, os profissionais de saúde aproveitaram para atualizar a carteirinha dos pequenos e aplicar outras 2.963 doses contra outras doenças.

Com a abertura das unidades de saúde no final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu atingir quase 50% do público-alvo da campanha. Até o momento, a cobertura vacinal geral mostra que foram aplicadas 12.936 doses contra o sarampo, o que representa 49,45% da meta atingida e outras 12.844 vacinas foram aplicadas contra a paralisia infantil, ou seja, 49,10% das crianças entre 12 meses e 5 anos incompletos receberam a imunização em Londrina.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os números demonstram uma participação mais efetiva da população, porém os trabalhos de busca ativa nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) vão continuar até o dia 31 deste mês, quando se encerra a campanha. Até sexta-feira (17), 90 unidades escolares já haviam sido visitadas pelos profissionais de saúde.

 “Só no Dia D fizemos aproximadamente 25% da nossa meta, o que foi muito produtivo. Era possível para aplicar mais vacinas nesse dia, porque estávamos com equipes preparadas para isso, mas conseguimos atingir um patamar geral de praticamente 50% de cobertura. Considerando que existem duas semanas para o término da campanha, nós iremos buscar agora os 50% que nos faltam ou, pelo menos, os 45% restantes”, disse.

Até o final de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina estarão abertas para a vacinação contra o sarampo, paralisia infantil e demais imunizações constantes no calendário vacinal. Para isso, basta que os pais e responsáveis pelas crianças procurem a UBS mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de trabalho da unidade, que pode ser consultado no site da Prefeitura de Londrina, pelo link https://goo.gl/yHsA4D.

A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, que são as crianças entre 12 meses a menores de 5 anos. Em Londrina, elas somam 26 mil ao todo. Isto é necessário para prevenir que doenças antes erradicadas não sejam reinseridas no Município. Até o momento, o Paraná não registrou nenhum caso positivo de sarampo, mas a doença já foi constatada em diversas localidades do país, como em São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro, Pará e Rondônia.

A dose concedida durante a campanha é tríplice viral, que engloba a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola. Além dela, os pequenos estão recebendo um reforço contra a paralisia infantil.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.